“Velocidade Furiosa 6 (Fast & Furious 6)” de Justin Lin
Primeiro grande blockbuster do ano (pelo menos em Portugal)! Ainda assim, receitas de bilheteira à parte, prefiro o 5º…
Talvez seja pelo cenário (o sempre belo e solarengo Rio de Janeiro), talvez pela junção de todos os anteriores protagonistas ou pelo heist film em que o franchise se estava a tornar tornou, continuo a preferir o capítulo anterior.
Dito isto F&F6 tem todos os ingredientes para se tornar num magnífico filme-pipoca. Uma história consistente, efeitos especiais e humanos de fazer cair o queixo, uma banda-sonora a condizer e um grupo de protagonistas que pode até nem ter muito sucesso fora do franchise mas quando “vestem a pele” de Toretto, O’Conner, Letty ou Hobbs não há quem os agarre!
Alguns meses depois do bem sucedido golpe no Brasil, Hobbs (Dwayne Johnson) encontra Toretto (Vin Diesel) numa ilha espanhola – obviamente a salvo a jurisdição norte-americana – para lhe fazer uma proposta irrecusável: voltar a juntar o seu grupo para o ajudar a apanhar um criminoso implacável. O bónus? Letty (Michelle Rodriguez), que todos julgavam morta, está aliada a esse cavalheiro sem escrúpulos.
A sombria e elegante Londres, com especial relevo para o South Bank, será o palco principal para algumas das mais eletrizantes perseguições do franchise mas tudo se irá resolver em Espanha, com a “ajuda” de um… tanque!
Das corridas de rua a série “evoluiu” para heist film e agora para o policial. Os nossos protagonistas já não se limitam a planear o próximo golpe com precisão cirúrgica, agora fazem, também, um pouco de investigação e contra-espionagem… A coisa está a ficar séria meus caros!
Claro que isso não quer dizer que os carros, a velocidade e os incríveis stunts não continuem a ser parte fundamental do filme. Chapa amolgada é o que não falta! A complexidade aumenta, os meios envolvidos também, e o resultado final atinge níveis incríveis. Até hoje, ainda estou para perceber direito o que aconteceu naquele viaduto.
Como cereja no topo do bolo e já depois dos créditos finais, temos a reformulação de uma das cenas de Tokyo Drift. Já muito se tem escrito sobre ela mas como não gostamos de revelar detalhes inapropriados, fica só uma referência: “JS”!
Já lá vão meia-dúzia e, neste momento, duvido que alguém não estejam à espera de mais meia!
Pelo menos F&F7 será uma realidade já em… 2014!
Site Oficial
Trailer
Trailer 2
Trailer 3
Trailer 4
Obrigatório!