Home » Estreias » “Invencível (Unbroken)” de Angelina Jolie

“Invencível (Unbroken)” de Angelina Jolie


Já na sua obra de estreia como realizadora Angelina Jolie (In the Land of Blood and Honey) tinha demonstrado uma sensibilidade especial para retratar momentos delicados e contraditórios.

E tal como no drama sobre a Guerra dos Balcãs, a temática, as emoções e a fotografia do filme prendem-nos irremediavelmente à cadeira. Porém, continua a faltar um traço pessoal, uma marca diferenciadora. O trabalho é de muita qualidade mas não deslumbra.

Louis Zamperini é o perfeito anti-herói. Malandro por natureza o jovem de origem italiana desde cedo pouco quis com a vida (de trabalho). Até que o atletismo entrou na sua vida… e a Guerra.
Quase 70 anos depois dos momentos relatados, Angelina Jolie e os irmãos Coen descobriram a incrível história de vida – e de sobrevivência – de um rapaz diferente.

II Guerra Mundial, algures no Pacífico. Louis (Jack O’Connell) é um dos tripulantes de um bombardeiro norte-americano que luta contra os japoneses. A série de infortúnios e da mais pura sorte que se seguiram, fizeram do jovem atleta Olímpico – corredor de fundo nos Jogos Olímpicos de Berlin, de 1936 – um homem memorável.

O filme é pontuando com alguns momentos de cortar a respiração, por norma acompanhados por imagens/planos do mesmo calibre. O reflexo do avião na água antes do embate é apenas o exemplo mais contundente. Não é por acaso que Roger Deakins vai já na sua 12ª nomeação aos Oscars.
O lado emocional também merece menção. Não podemos deixar de partilhar a dor das perdas, a alegria das pequenas conquistas, a integridade e humanidade de cada situação.

Jack O’Connell tem aquilo o papel de uma vida. O seu retrato do intrépido Zamperini acompanha-lo-à durante toda a sua carreira. A seu lado – ainda que em momentos distintos do filme – encontramos Domhnall Gleeson e Garrett Hedlund, dois jovens atores de grande talento.

É um filme duro, como o são a larga maioria dos filmes de Guerra mas é, acima de tudo, o merecido retrato de um sobrevivente, de um lutador e de homem perseverante distinto que teve o infortúnio de estar no sítio errado… vezes demais.

Uma História grandioso, resulta num filme obrigatório.

Site Oficial
Trailer

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: