Passatempos

Home » Estreias » “A Família Bélier (La Famille Bélier)” de Eric Lartigau

“A Família Bélier (La Famille Bélier)” de Eric Lartigau


No fundo, no fundo, é mais um musical do que uma comédia dramática… pois o que ficam são mesmo as canções!

Quando começa, La Famille Bélier parece-se mais com uma banal comédia infanto-juvenil fabriqué en France do que com o filme que conquistou as bilheteiras – o mais visto do ano no hexágono – e os corações dos franceses. Mas quando termina, está tudo explicado!

Eric Lartigau pega em meia dúzia de atores – pelo menos uma delas uma jovem recém saído de um programa de talentos da TV francesa – e constrói uma narativa simples, direta mas plena de intenção e emoção.
Um filme de uma França real, de uma França distante dos grandes centros culturais, económicos ou turísticos, de uma França que não esquece as suas raízes, os seus sonhos, dos seus.

Louane Emera vive o seu conto de fadas. Depois de dar nas vistas no programa The Voice, a jovem natural de Hénin-Beaumont, Nord-Pas-de-Calais estreia agora no cinema e, nos entretantos, já levou um César de Atriz Mais Promissora para casa. Paula Bélier pode ter uma origem bem distinta da de Luoane mas o resultado final não será assim tão distante,

Filha de um casal de surdo-mudos, Paula é a única da família de tem a capacidade de falar e ouvir. Paula tem, também, um dom natural para a música e quando um dos seus professores descobre esse talento, a vida da jovem adolescente, que para além de estudar ajuda os seus pais nas tarefas diárias na quinta da família, entra num imparável tumulto de emoções.

A música marca cada momento decisivo do filme. A descoberta, as indecisões, as emoções e, inevitavelmente, o destino de cada uma das personagens, Vários dias depois de vermos o filme, algumas das músicas ainda ressoam no nosso ouvido, relembrado a força e a acutilância do som, das palavras e das vozes.

Curiosamente, este ano, a nossa discoteca ainda não foi aprimorada com nenhuma banda-sonora, por ventura está na hora de “matar o borrego”! Para bem da música e do cinema francês mas, também, para nosso deleite.

É simples mas é precioso.

Site
Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply