Home » Estreias » “Férias (Vacation)” de John Francis Daley e Jonathan M. Goldstein

“Férias (Vacation)” de John Francis Daley e Jonathan M. Goldstein


Mais ou menos na mesma altura que tomamos conhecimento da eminente estreia deste Vacation, deparámo-nos na TV por cabo com a versão de 1983 que lhe serviu de ponto de partida. Chevy Chase era o líder de uma família em busca das férias de sonho que rapidamente se tornavam no seu maior pesadelo.

Isto para dizer que sabíamos muito bem ao que íamos quando entrámos na sala de cinema. E quando saímos, o sentimento era basicamente o mesmo, i.e., há gente muito maluca neste Mundo!
Não falamos, obviamente, dos Griswold’s, nem de Ed Helms ou Christina Applegate mas, sim, da dupla de argumentista/realizadores responsáveis por esta sequela/reboot/remake!

Em linha com o seu antecessor, Vacation segue as peripécias de uma família de 4 ao longo de umas inqualificáveis férias ao volante, em busca desse El Dourado do divertimento familiar que se dá pelo nome de Walley World – na prática, um parque de diversões.
Mais de 30 anos depois da mítica viagem realizado com o seu pai, Rusty Griswold (Helms) convence arrasta agora a sua própria família para uma verdadeira epopeia ao longo da Route 66. E, menino, as coisas que lhes vão acontecer!!

É comédia desbragada à boa moda dos EUA. A diferença é que ao contrário do que sucede com a grande maioria das comédias (do mesmo estilo) made in USA que querem parecer uma coisa, quando são, na realidade, outra bem diferente, aqui não há nada a esconder: vale tudo para (nos) tentar fazer rir.
Naturalmente, o filme tem os seus excessos, os seus momentos repugnantes e asquerosos, mas é (quase) impossível não deixar fugir nem que seja um sorriso maroto.

Se os anos 80 voltaram a estar na moda, as raunchy comedies também não poderiam deixar de estar de volta. Notou-se apenas a ausência de alguma nudez – típica, também, deste subgénero cinematográfico. Sinal dos tempos, digo eu.

Ao contrário da versão anterior, dificilmente perpetuará no tempo.
Honestamente acho que ninguém se importará. Nem intervenientes, nem espetadores.

Valeu pela viagem… disso não temos dúvidas.

Site
Trailer

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Comments

  1. O filme é bom e só soube que fazia parte do franchise quando pesquisei acerca do parque, já tinha ouvido falar dele em algum lado mas não sabia dos outros filmes.

    "Férias": 3*

    "Férias" é um filme bastante divertido, recomendo que o vejam.
    "Vacation" tem um argumento aceitável, mas está longe da excelência.

    Cumprimentos,

    Frederico Daniel.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: