Home » Estreias » “Triplo 9 (Triple 9)” de John Hillcoat

“Triplo 9 (Triple 9)” de John Hillcoat


Terceiro filme consecutivo do realizador John Hillcoat a chegar ao Doces ou Salgadas? e não se pode dizer que o saldo não seja positivo. The Road, mais experimentalista e introspetivo deixou bem a sua marca enquanto Lawless revelou-se bem mais do que uma agradável surpresa (o que num filme com Tom Hardy e Jessica Chastain só pode ser perfeitamente… normal!).

Triple 9 parelha com os seus antecessores em termos de intensidade e virilidade, distinguindo-se pela sua contemporaneidade. Nada de futurismo catastróficos ou romantismos históricos, Triple 9 é um filme atual… mesmo que recuperando uma temática (de policias bons e maus e de ladrões maus e piores) muito em voga nos anos setenta e oitenta.

Um elenco de altíssima qualidade, um argumento competente e bem construído, uma realização segura e intensa. O único senão será mesmo a pouca novidade que acrescenta ao género. É um filme competente mas que está longe de ser imperdivel.

Polícias corruptos, assaltantes altamente treinados, a máfia russa, traição, ganância e vingança. Um cocktail explosivo “à solta” em Washingotn DC. Casey Affleck, Chiwetel Ejiofor, Anthony Mackie, Woody Harrelson, Aaron Paul, Gal Gadot e Kate Winslet formam um belo ramalhete que divide protagonismo ao longo de quase 2h de acção e suspense. Não há espaço para grande heroísmo ou valentias, é um filme de ação bem real em que quem mata, também pode morrer.

Um assalto que corre mal, uma exigência atroz e um código de ética bastante permissivo e altamente explosivo condicionam a atuação de um grupo de criminosos – ex-militares –  e de polícias corruptos que não olham a meios para levar a cabo a sua missão. Mesmo que isso implique um 999!

Não vamos levantar mais a ponta do véu. Sim, Winslet faz de matriarca russa que dá as cartas, movimenta os peões a seu belo prazer e sobrevive neste mundo violento e imprevisível. Quantos aos demais, foi ótimo não saber quem é quem durante grande parte do filme, por isso não vos vou retirar o prazer da ignorância experiência!

Cinema de ação sério, real, violento.
Não será propriamente o programa ideal para quem quer ir ao cinema apenas para espairecer mas tem, inequivocamente, a sua qualidade.

Site
Trailer

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: