Home » Estreias » “A Força da Verdade (Concussion)” de Peter Landesman

“A Força da Verdade (Concussion)” de Peter Landesman


Ainda antes de comentar o filme propriamente dito há, claramente, algo de peculiar quanto à sua estreia no nosso país. O desaproveitamento da nomeação de Will Smith ao Golden Globe de Melhor Ator – Drama, a aposta num título nacional totalmente incaracterístico e vazio, a necessidade de esconder a vertente desportiva do filme.

Concussion – Contusão, em bom português – é baseado na perturbante e esclarecedora história verídica do patologista de origem nigeriana que colocou a NFL (Liga norte-americana de Futebol Americano) em sobressalto ao publicar uma série de estudos que alertavam para uma doença degenerativa causada pelos repetidos impactos da cabeça durante os jogos de futebol americano.

Meticuloso, agradecido e inteletualmente brilhante, o Dr. Bennet Omalu (Smith) é um dos responsáveis pela realização de autopsias num dos principais hospitais de Pittsburgh. A sua dedicação, curiosidade e espírito crítico levá-lo-ão a fazer uma descoberta única durante a autópsia de um dos mais amados jogadores de futebol americano locais. Aquilo que revelar-se-ia apenas a ponta do iceberg, iria mudar para sempre… a vida do experiente médico.
Desacreditado por uma das maiores corporações norte-americanas e ameaçado pelos seus milhões de fieis seguidores, nem mesmo toda a razão do mundo lhe valerá, perante tamanha comoção.
Pior do que não estar certo, só mesmo estar certo… antes do tempo.

Filme vibrante, intenso e até desconfortável, Concussion é um enorme murro no estômago que promete ficar na cabeça de todos os que tiverem o prazer de o ver na grande tela.

Inteligente e hábil, Peter Landesman conduz a ação do filme num crescendo de emoção e incerteza, gerindo meticulosamente a incerteza e surpresa do desenlace final. Antigo jornalista de investigação, percebe-se a milhas a admiração do realizador pelas histórias verídicas. Depois do argumento de Kill the Messenger e de se ter estreado na realização com a elucidativo Parkland, oferece-se, agora, uma história dos “nossos dias”, com igual dose de incredulidade, imprevisibilidade e crescente qualidade.
O seu próximo projeto? Felt! Nada mais, nada menos, do que a história verídica de Mark Felt, mais conhecido como Deep Throat ou a fonte anónima que ajudou a desvendar o caso conhecido como… Watergate!

Nota ainda para Will Smith. Depois de alguns percalços recentes, amplificados por uma relativa ausência dos grandes ecrãs, o talentoso ator norte-americano parece estar de regresso aos bons velhos tempos. Competentíssimo o seu desempenho neste Concussion, enorme expetativa quanto ao resultado final do imensamente aguardado Suicide Squad e, ao que tudo indica, para breve nova sequela de Bad Boys. Só boas notícias para 2016!

Quanto a Concussion é um filme bem acima da média!

Site
Trailer

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: