Home » Estreias » “Todos Querem o Mesmo (Everybody Wants Some!!)” de Richard Linklater

“Todos Querem o Mesmo (Everybody Wants Some!!)” de Richard Linklater


Richard Linklater tem um talento nato para escrever e realizar… e mesmo perante uma temática aparentemente banal e mais do que gasta, consegue construir uma obra cativante, atraente e agradabilíssima.

(Ainda) não vi Dazed and Confused – segundo consta a homenagem do realizador à juventude dos anos 70 – pelo que não teria qualquer expetativa quanto ao rumo que este Everybody Wants Some!! iria seguir. Apenas que iríamos avançar uma década, para os míticos anos 80!

23 anos depois, Linklater não é mais um anónimo. A trilogia Before e o case-study Boyhood garantiram-no, e demonstraram a incrível subtileza do realizador para contar histórias intemporais.
Porém, mesmo sendo agora um nome reconhecido na indústria, o realizador do Texas continua a ser responsável por algumas das maiores pérolas do cinema independente norte-americano.

Sem nomes conhecidos, com um orçamento reduzidíssimo e “viajando” para uma década onde a larga maioria dos espetadores de cinema dos dias de hoje nem sequer era nascida, Everybody Wants Some!! é, sem dúvida, o melhor filme de estudantes universitários dos últimos (largos) anos.

Não há nada de transcendente, nem qualquer malabarismo ou elemento estratosférico há, sim, uma sinceridade, uma leveza e uma autenticidade incomparáveis e indecifráveis. Com conta, peso e medida a câmara do realizador acompanha um grupo de jovens jogadores de baseball nos primeiros dias de mais uma época um ano letivo. Novatos e veteranos, percorrem as últimas horas de “liberdade”, cultivando amizades, estreitando laços e criando expetativas quanto ao seu futuro (universitário).

Blake Jenner e Zoey Deutch serão, por ventura, os dois principais nomes a reter de um elenco amplamente jovem e bastante promissor. Tal como aconteceu com Dazed and Confused que deu vida a nomes como Matthew McConaughey ou Milla Jovovich, não seria surpresa alguma se daqui a uma década alguns destes jovens fossem figuras de cartaz em Hollywood.

Esquecem American Pie, Neighbors ou qualquer outro filme sobre a juventude (universitária) norte-americana. De forma subtil mas magistral Richard Linklater assina o mais real retrato de uma geração plena de sonhos, oportunidades e ilusões!

É triste que os espectadores nacionais continuem a evitar filmes desta qualidade – veja-se o caso de Truman – ainda para mais quando se tratam de obras tão próximas, tão jovens e tão inteligentes como esta.

Alguém, por favor, que se lembre de premiar o argumento este filme para que mesmo tardiamente receba o merecido conhecimento das massas.

Richard, ficamos à espera dos anos 90, só não será necessário novo hiato de 20 anos, ok?!?

Site
Trailer

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Comments

  1. Todos Querem o Mesmo: 4*

    "Todos Querem o Mesmo" mostra que um filme não precisa de ser complicado para ser algo de muito bom.
    PS, já conheço o Jenner há pelo menos três anos (desde Glee Project) e adoro o seu talento.
    Cumprimentos, Frederico Daniel.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: