Home » Estreias » “Campeões (Campeones)” de Javier Fesser

“Campeões (Campeones)” de Javier Fesser

Cada um pode ser Campeão à sua maneira. Há uns que chegam aos 3 milhões de espetadores (só em Espanha) e ao Goya de Melhor Filme. E, nestas coisas, não há acasos!

O rol de elogios e menções é extenso e ficará sempre aquém do merecido. O humor é refinado, mesmo que algumas vezes a roçar o sarcástico, ou mesmo, o negro. O moral da história é fantástico. A lição de vida ainda melhor. Aprendemos (a aceitar). Sorrimos (com eles). Compreendemos (o caminho a percorrer). E ainda temos o basket…

Quando Marco (Javier Gutiérrez) é condenado a serviço comunitário estaria longe de antecipar o que o aguardava. Los Amigos é uma equipa de basket, ou melhor, um conjunto de indivíduos que tenta jogar basket. Indivíduos que tem as suas profissões, os seus hobbies e suas relações familiares e algum grau de deficiência cognitiva. Em suma, pessoas especiais, com muito para aprender… e muito para ensinar!

O filme vai evoluindo. À medida que se adaptam à presença dos demais, cada um deles vai “baixando a guarda”, abrindo o coração e tornando-se uma pessoa melhor.
E nós, enquanto sorrimos e nos admiramos com cada revelação ou superação, vamos enchendo a alma e o coração.

Por cada gargalhada bem sonora há um momento mais sério, mais pessoal, mais revelador. E aos poucos, o filme deixa de ser uma piada, para ser algo bem mais sério. A mensagem entra e fica bem incrustada em nós, graças a uma linguagem hábil e sorrateira que primeiro nos atraia e depois nos esmaga.

É impossível não querer sair da sala e mudar o mundo. Uma gargalhada de cada vez.

O cinema (também) é ISTO!

É sempre melhor ver estes filmes no cinema, do que não chegar a vê-los de todo, mas não devia ser necessário esperar 1 ano (desde a sua estreia em Espanha) ou 5 meses (desde a sua conquista dos Goyas) para que tal aconteça. É algo que tem de mudar no nosso mercado e a exigência tem de começar por cada um de nós!

About

Já vão 12 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: