Passatempos Online

Home » Estreias » “A Despedida (The Farewell)” de Lulu Wang

“A Despedida (The Farewell)” de Lulu Wang

Compreende-se o sucesso, louva-se o espírito e a mensagem, só não o promovam como comédia (mesmo que dramática), por favor.

Lulu Wang conta a história da sua família, uma família peculiarmente chinesa, mas, na sua essência, tão igual a tantas outras, marcadas decididamente pela diáspora.

A imensa alegria de cada chegada, a tristeza profunda de cada partida, e a (in)certeza da próxima visita. Foi isto que me ficou de The Farewell, mesmo tendo a perfeita consciência que algo mais se passa no filme…

Awkwafina representa Billi, a filha de um casal de chineses que trocou a sua terra natal por Nova Iorque. Depois de Ocean’s Eight e Crazy Rich Asians, a jovem rapper/atriz mostra uma outra faceta, bem mais séria e delicada, confirmando que há aqui, efetivamente, um talento especial para a 7ª arte… e que o Golden Globe de Melhor Atriz de Comédia (pese embora a quase ausência de comédia no filme) não foi mera obra do acaso!

Dito isso, a principal surpresa do filme acaba mesmo por ser (a sabedoria de) Shushen Zhao, no papel de Nai Nai. A matriarca da família, e razão principal para toda a família se reunir na casa de família em Changchun, pauta o ritmo da história, das emoções e do (pouco) humor, com uma graciosidade e sapiência quase palpável!

Pois é, se durante grande parte do filme vivemos na ânsia e curiosidade de perceber até que ponto a família consegue guardar segredo do estado de saúde da sua matriarca, o desenlace mostra outra parte da história, mais ternurenta, mais humana, mais familiar.

O momento da partida é algo que só mesmo quem o viveu/vive pode sentir e (tentar) explicar. A mistura de emoções transcende qualquer expetativa, tanto no filme, como na vida real. E o filme soube captá-las com inegável alegria e nostalgia.

Ficamos, indubitavelmente, com uma daquelas pérolas do cinema independente. Conciso, modesto mas com uma precisão incríveis.

É tudo emoção!

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: