Passatempos

Home » Estreias » O Informador (The Informer)” de Andrea Di Stefano

O Informador (The Informer)” de Andrea Di Stefano

Bem mais cérebro do que músculo… pelo menos, do que estávamos à espera!

Bem mais equilibrado e inteligente que a larga maioria dos filmes série B em Hollywood, The Informer dá a conhecer um outro lado de Joel Kinnaman – mais contido e dúbio – e mesmo que, no imediato, não se note necessariamente a diferença, fica a clara ideia que mais lá na frente, muitos se recordarão de Joel e do seu Pete Koslow!

A primeira parte do filme confirma o género. Ação – estilo Stalonne ou Schwarzenegger – com bons, maus e assim, assim. A dada altura percebemos que de entre os bons e os maus, há muitos assim, assim, e o filme ganha outro interesse.
É, então, que entramos na segunda parte do filme. Com um cenário mais claustrofóbico e desafiante, começamos a compreender melhor quem é quem, neste jogo do gato e do rato, até ao competente desenlace final.

Pete (Kinnaman) é um informador do FBI, que procura “limpar” a sua ficha, ao mesmo tempo que entrega de bandeja provas para prender um reconhecido traficantes, com ligações ao mais alto nível. Mas, nem todas as operações correm como o planeado, e o antigo marine acaba encostado entre a espada e a parede… numa prisão de alta segurança.

Para além do ator sueco, destaque para um elenco de secundários bem acima da média, no que ao género diz respeito. Ana de Armas, Rosamund Pike, Clive Owen e Common ajudam a criar uma imprevisibilidade decisiva no desenlace do enredo, perante a ambiguidade das suas personagens e um inegável talento coletivo.

Com uma intriga bem construída, alguns momentos de ação bem engendrados e, sobretudo, a inteligência para perceber que o espetador de cinema cada vez mais exige outra competência narrativa, mesmo a filmes do género, Andrea Di Stefano assina um filme extremamente competente, no seu desígnio.

Oxalá muito outros, possam afirmar o mesmo!

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply