Passatempos

Home » Estreias » “A Juventude de Jane/Becoming Jane” de Julian Jarrold

“A Juventude de Jane/Becoming Jane” de Julian Jarrold


Já aqui afirmei, mais do que uma vez, que a avaliação que fazemos de uma filme depende muito da nossa predisposição ao entrar na sala de cinema. Por muito que queiramos pensar o contrário essa opinião será sempre mais subjectiva do que objectiva.
Subjectivamente devo afirmar que o filme é um pouco chato, enrolado, repetitivo. De forma objectiva direi que lhe falta o ritmo, o entusiasmo e a intensidade de filmes como o recente Pride & Prejudice (baseado, precisamente, na obra homónima de Jane Austen).

Desta vez, tal como aliás é publicitado na promoção do filme, estamos perante a “verdadeira” história da famosa escritora inglesa, Jane Austen. A sua luta por se impor numa sociedade em que as mulheres tinham um papel meramente decorativo e em que o casamento era sobretudo uma conjugação de interesses e não o resultado duma paixão intensa.

Coincidência, ou talvez não, a história acaba por ser muito parecida com a da obra anteriormente mencionada mas sem a chama que fazia do seu predecessor um filme cativante. Não sei que por culpa do desempenho da dupla de protagonista Anne Hathaway (The Devil Wears Prada) e James McAvoy (The Last King Of Scotland), se por culpa de um realizador mais habituado a filmes lançados directamente para a TV ou se por culpa de um argumento monocórdico, mas fica a sensação que, desta vez, a ficção superou em muito a realidade.

O retrato de época é bastante interessante, os cenários belíssimos e o conjunto de actores secundários um complemento preciso mas quando a HISTÓRIA não nos cativa pouco há a fazer.

Noutro dia poderia até ficar encantado com o filme, esta terça-feira senti-me insaciado, esperava uma história de arrebatar e não um retrato singelo.

Se calhar, era eu que esperava demais…

Site Oficial
Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

  1. Damien diz:

    Continua a votar nos melhores filmes de 2007 em http://www.blogoris.blogspot.com.
    Escolhe os doze que vão estar presentes na votação final de melhor filme do ano.
    Metade dos finalistas já são conhecidos:
    Melhor filme de Janeiro – Blood Diamond
    Melhor filme de Fevereiro – Tenacious D – Pick of destiny
    Melhor filme de Março – The Fountain
    Melhor filme de Abril – 300
    Melhor filme de Maio – Zodiac
    Melhor filme de Junho – Die Hard 4.0

    Ratatui e The Host assumem-se como candidatos principais ao melhor filme de Julho, será que vai acontecer alguma surpresa e será um dos outros candidatos a garantir lugar na final?

Leave a Reply