Passatempos

Home » Estreias » “Fred Claus – O Irmão do Pai Natal” de David Dobkin

“Fred Claus – O Irmão do Pai Natal” de David Dobkin


Depois do sucesso, à escala mundial, alcançado com Os Fura-Casamentos/Wedding Crashers, o realizador David Dobkin e Vince Vaughn, um dos protagonistas desse filme, voltam a unir esforços em mais uma comédia que promete arrasar bilheteiras.

Aproveitando o embalo da época natalícia o filme explora a relação entre o Pai Natal e o seu irmão mais velho, e a difícil convivência entre ambos dada a “vocação” do irmão mais novo. Dito assim parece demasiado rebuscado, mas depois de vermos Paul Giamati (Shoot’Em Up) vestido de Nicholas “Santa” Claus e Vince Vaughn a encarnar Fred Claus, aí tudo começa a ficar bem mais elucidativo, ou talvez não (que o digam os duendes!).

Desde muito novo que Fred (não) se habituou a viver na sombra do seu irmão.
Agora vamos encontrá-lo a viver a sua vida sem grande objectivos, cheio de ilusões e de muita lábia. Porém, acaba sempre por se meter em sarilhos o que o obrigam a aceitar a ajuda do seu irmão e regressar ao Pólo Norte. Para pagar a sua dívida terá que trabalhar na fábrica de brinquedos local que fornece e distribui os tão almejados embrulhos na noite de 24 de Dezembro.
Porém, Fred nunca foi um indivíduo normal e não será agora que seguirá as regras que lhe são impostas.

Convém deixar bem claro que é necessário estar completamente imbuído do espírito natalício para aceitar muitos dos atropelos a que estamos sujeitos. Esqueçam a lógica e deixem-se levar pelo mundo de fantasia e, acima de tudo, boa-disposição que o filme nos oferece.

Para além de funcionar bem como comédia (demonstrando mais uma vez que nem sempre é necessário descambar para fazer rir) o filme tem a preocupação, dada a quadra festiva, de transmitir alguns ideais importantes. Ainda assim, o destaque final vai para uma das mais caricatas e inventivas cenas que pude assistir nos últimos tempos, protagonizada por Frank Stallone, Stephen Baldwin e Roger Clinton, e mais não digo…

Em suma é um filme destinado a todos aqueles que a cada ano anseiam com a chegada desta época festiva e, também, para todos os outros. Pode ser que depois deste filme se sintam mais próximos do espírito de Natal que invade as nossas vidas todos os anos por esta altura!

Oh!-Oh!

Site Oficial
Trailer Pt

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply