Passatempos

Home » Antevisões » “Youth Whitout Youth” de Francis Ford Coppola

“Youth Whitout Youth” de Francis Ford Coppola


Ainda chegou a ser considerado como um potencial candidato aos Oscars deste ano mas, o filme que marca o regresso de Francis Ford Copolla à cadeira de realizador, acabou por passar bem ao lado das listas dos melhores do ano. Falta saber se por causa de uma impotente campanha de marketing (sempre importante na altura dos prémios) ou se efectivamente devido à sua (fraca) qualidade.

10 anos depois do seu último filme e mais de 30 depois do seu primeiro Oscar, o realizador da trilogia O Padrinho/The Godfather, assina um tenso e complexo thriller (ao que parece com uma pitada de acontecimentos paranormais) situado algures antes da 2ª Grande Guerra.

Para a dificuldade do filme em se afirmar terá (digo eu) contribuído o pouco conhecido rol de actores apresentado. Assim, para além do eterno actor complementar Tim Roth (que aqui assume honras de protagonista) o filme conta com Alexandra Maria Lara e Bruno Ganz, ela romena e ele alemão, 2 actores que deram nas vistas (e de que maneira!) num dos melhores filmes europeus que tenho memória, o poderoso A Queda – Hitler e o Fim do Terceiro Reich/The Donwfall.

Dominic (Roth) é um tímido professor alvo de um acontecimento improvável que lhe irá mudar a vida. Enquanto foge aos alemães que procuram utilizar o seu dom em benefício do esforço de guerra, ele apenas pretende reescrever a sua história de amor com a bela Laura (Maria Lara).

E pouco mais posso/consigo adiantar.
A informação sobre o filme não é muita e pouco se pode perceber pelos trailers exibidos.

O que tenho lido é que se trata de um filme muito pessoal, quase na totalidade financiado pelo próprio Coppola, com uma estética e um ritmo cinematográfico muito ao estilo europeu, o que dificultou bastante a sua aceitação nos EUA.

Quanto a nós, pouco mais nos resta do que esperar até ao próximo mês de Abril, na expectativa que a sua estreia nas nossas salas de cinema não seja novamente adiada ou, pior que isso, irremediavelmente cancelada (passando o filme directamente para DVD).

Veremos até que ponto o peso de uma figura de topo do cinema mundial terá perante a distribuidora nacional, mesmo tendo em consideração as dificuldades que o filme tem encontrado para conquistar o público nos países onde já estreou.

Site Oficial
Teaser
Trailer 1
Trailer 2

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply