Passatempos

Home » Estreias » “Che: Guerrilha (Part Two)” de Steven Soderbergh

“Che: Guerrilha (Part Two)” de Steven Soderbergh


15 dias depois da 1ª parte, nova antestreia para retomarmos a obra de Steven Soderbergh, em torno da mais mítica figura da América do Sul (e Central).

El Argentino acompanhava a luta de Ernesto Guevara em Cuba, a sua relação com Fidel e Raul Castro e o aprofundar das suas convicções e ideologias, brilhantemente expressa na passagem por New York para o discurso nas Nações Unidas.

Já em Guerrilla encontramo-lo de partida para a Bolívia (Novembro de 66), onde uma revolução está prestes a implodir. Necessitando apenas de um líder para comandar a sua vertente armada, Che é recebido de braços abertos. No entanto, a situação interna é bem diferente daquela encontrada nos anos 50 em Cuba e os americanos não irão permitir nova derrota de um aliado seu, o temerário Presidente Barrientos (Joaquim de Almeida).
O resto é História, tal como a conhecemos…

Recuperando as palavras da minha cara-metade, o(s) filme(s) vale(m) pela realização e por Benicio del Toro! e de que maneira (acrescento eu)!

Soderbergh volta a demonstrar que é um verdadeiro mestre no que diz respeito a enquadramentos, tonalidades, planos, movimentos de câmara, fotografia …. em suma, tudo o que diz respeito à visualização do filme na grande tela!
Del Toro transporta consigo a aura do verdadeiro Comandante. É realmente assombrosa a forma como encarna uma personagem/personalidade tão controversa e tão amada! Não só o actor de Traffic carrega às costas ambos os filmes, como nos presenteia com um dos melhores desempenhos dos últimos anos!

Se o 1º excede-se na parte visual, o 2º fá-lo na parte emocional.
Será possível exigir mais?

Terminada a bajulação, sinto-me na obrigação de não excluir do comentário os 2 aspectos menos positivos do filme. Por um lado a sensação de repetição, depois de assistir a El Argentino e, sobretudo, os longos planos de algumas cenas, por ventura excessivos para um filme que já de si é grande!

A História é praticamente conhecida de todos mas felizmente! há muitas formas de a contar.

Faltou-lhe apenas um bocadinho assim para se tornar num Clássico instantâneo!

Site Oficial
Trailer

NOTA: Após alguma ponderação, acabei por alterar o nº de pipocas para esta 2º parte. No final, tratam-se de 2 partes de um mesmo (e poderoso) filme que deverá, em última instância, ser classificado como um todo!

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply