Home » Directamente do Brasil » “Os Normais 2” de José Alvarenga Jr.

“Os Normais 2” de José Alvarenga Jr.


Há já alguns dias que escrevi este comentário.

O tempo voa e antes que novos filmes viessem confundir ou ocultar alguns detalhes desta obra, toca de a deixar escrito “na pedra” o comentário.
Quanto à sua publicação, penso que chegou na altura certa. Demos espaço para que O Menino da Porteira tivesse o seu merecido momento como última novidade do cinema brasileiro, ao mesmo tempo que a presença deste ovni na rubrica Directamente do Brasil, lá ia apimentando a vossa curiosidade (espero eu?!).

Uma das prioridades nas viagens ao Brasil (em termos cinematográficos, ok?) é a opção por filmes brasileiros que expressem a sua cultura, a sua sociedade ou a sua história, no fundo como parte integrante de um processo de assimilação de um povo distinto.
Para além disso têm a vantagem de serem falados na língua de Camões (com sotaque, obviamente!), o que sempre nos permite esquivar às peculiares legendas naquele português “diferente”!

No entanto, desta vez, sentimos imensa dificuldade em cumprir os nossos pressupostos dado a escassez de bom cinema brasileiro nas telas ou por mera preguiça em assistir em mais um filme que explora-se a omnipresente violência, bandidagem e corrupção no cinema brasileiro.

Até que, surgiu esta opção invulgar.
Uma comédia. Baseada numa série televisiva de sucesso (tal e qual os americanos pegaram moda de fazer agora). No seu 2º capítulo – sinónimo de algum sucesso na experiência anterior, correcto? E com uma duração de apenas 75 minutos.
Cheguei a equacionar a possibilidade de reclamar o pagamento de apenas meio entrada mas no final, dei por MUITO bem empregues aqueles R$ 20 (ironia das ironias, o preço mais caro que alguma vez paguei por um bilhete de cinema!!). Gargalhada atrás de gargalhada, podemos provar e comprovar que o cinema brasileiro vai muito para lá dos morros, fazendas e gramados.

Luiz Fernando Guimarães (Rui) e Fernanda Torres (Vani) recuperam, por uma noite, as suas personagens do seriado com o mesmo nome, para nos “explicar” a Normalidade de um casal em busca de novas aventuras que ajudem a revitalizar a chama da sua paixão. Durante uma noite eles percorrerão os mais díspares cenários da capital carioca, correndo de trapalhada em trapalhada e esbarrando nas personagens mais caricatas e Normais.

Melhor que tudo (ainda que ajude um pouco) não é preciso conhecer Rui nem Vani de lado algum! Tresloucados ou não, eles são um qualquer casal em plena crise relacional!

Não sei se chegará a Portugal (quanto muito em DVD) mas se tiverem a oportunidade de assistir ao filme não hesitem!
O pior que vos pode acontecer é, no final, concluírem que vocês, afinal, são bem NORMAIS!

Site Oficial
Teaser
Trailer

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: