Home » Home Cinema » “Fantastic Mr. Fox” de Wes Anderson

“Fantastic Mr. Fox” de Wes Anderson


Numa altura em que Shrek Forever After enche as salas de cinema nacionais e em que se aguarda com enorme expectativa a estreia de Toy Story 3, aproveitamos para falar de um dos grandes filmes de animação de 2009… que não chegou sequer a ter direito a estreia no nosso país!!!!

Nomeações aos Oscars, BAFTA e Golden Globes não foram suficientes para convencer os distribuidores/exibidores nacionais mas, infelizmente, enquanto não se desmistificar a ideia de que o cinema de animação é (só) para crianças, será difícil estrear filmes deste calibre…

Passo a explicar.
Fantastic Mr. Fox é um daqueles filmes que deixa embebecido qualquer adulto com mais de vinte e poucos anos e que causará estranheza aos mais pequeninos. Ao contrário da generalidade dos filmes de animação, Mr. Fox não vive de imagens coloridas, nem de situações humorísticas, nem de piadas acessíveis.

O filme realizado por Wes Anderson (autor de obras como The Darjeeling Limited ou The Royal Tenenbaums) aposta em grande no “regresso” ao stop-motion, no humor mais refinado
e no talento da voz de actores de outro status (casos de George Clooney e Meryl Streep).

Para os menos familiarizados com a obra de Anderson convém deixar a nota de que o seu trabalho é marcado por uma certa irreverência aliada a um nonsense intelectual. E, por muito que custe a acreditar, toda essa “magia” é transmitida para este filme de animação.

Encontramos os comentários sarcásticos, as deduções (não) lógicas, as loucuras irracionais e sobretudo a coragem de trilhar o seu próprio rumo e expor as suas ideias.
Claro que para ajudar a manter o espírito da sua obra não é alheio a (notada) presença de alguns dos seus habitués, casos de Bill Murray, Owen Wilson ou Jason Schwartzman.

Por vezes com uma complexidade assustadora, noutras assumindo uma simplicidade inacreditável, o filme constrói uma narrativa atractiva e deliciosa, cheia de de pequenos tesouros que passaram despercebidos aos mais distraídos.

Com apenas 40 anos e uma carreira composta por meia dúzia de filmes, Wes posiciona-se em definitivo como um dos mais brilhantes e irreverentes realizadores da nova vaga do cinema norte-americana, fugindo a 7 pés de uma indústria que de tanto proteger os seus talentos acaba por os sufocar.

Um verdadeiro guilty pleasure para todos aqueles que tiverem a ousadia de visionar o filme no conforto do lar.
Só de imaginar o impacto que o filme teria numa grande tela… dá-me um arrepio na espinha!

Quanto à história ela “resume-se” a uma manhosa raposa (Clooney) que prometeu abandonar a sua vida de risco em prol de uma família ao lado da sua amada (Streep). Porém, Mr. Fox está longe de ser flor (raposa) que se cheire e o bichinho da adrenalina levará-lo a um último golpe… com consequências inimagináveis!

Num mundo em que o cinema de animação não fosse conotado com filmes para crianças, Fantastic Mr. Fox seria, também em Portugal, um dos grandes acontecimentos do ano!

Site Oficial
Trailer
Trailer 2

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: