Passatempos

Home » Estreias » “Os Estrumpfes (The Smurfs)” de Raja Gosnell

“Os Estrumpfes (The Smurfs)” de Raja Gosnell



Ainda não sei ao certo o que é que me incomodou mais, se o desgraçado novo título em português, Os Smurfs, se mais uma dobragem altamente infantilizada de um filme, por ventura, mais abrangente!

Quanto ao título em Portugal, para mim serão sempre Os Estrumpfes! Estou-me a borrifar para a distribuidora (nacional ou americana!)…

E a dobragem? Bem… nem vale a pena comentar!

Parte do imaginário de toda a criançada (e não só!) dos anos 80, a expectativa era imensa face à possibilidade de recordar as míticas aventuras dos Estrumpfes!

Infelizmente as dúvidas começaram a adensar-se, desde logo, com a transposição da acção para o mundo real – mesmo para que a fabulosa Nova Iorque. São poucos os exemplos em que tal combinação resulta em algo mais do que um humor terno e demasiado infantil!

Os Estrumpfes não foi excepção. A larga maioria das piadas resultam do imaginário escatológico dos argumentistas e não da pureza desde simpáticos e enigmáticos bonecos. É verdade que a pequenada até nem se importa… mas exigia-se bem mais!

Mas nem tudo será negro!

A sequência inicial, onde o Trapalhão inadvertidamente nos leva a conhecer a sua mítica aldeia, é um regalo para pequenos e graúdos. Durante 5 minutos ficamos emersos naquele mundo (azul), recordando histórias e vivências antigas! E o espírito e a audácia continuam lá, pena é que Nova Iorque seja demasiado grande para percebê-lo (ou permiti-lo)!

Quem por lá anda, também, é o maléfico Gargamel. De carne e osso e com um desempenho coerente graças ao esforço e dedicação de Hank Azaria, acaba por ser a principal vitima de um tom infantilista que ostraciza qualquer tentativa de transmitir uma mensagem mais séria e concisa a um filme que aqui e ali até tenta deixar a sua marca… nos humanos!

Em suma, encantou a pequenada, desagradou (certamente?) a maioria dos entradotes que cresceram a ver e ouvir aquele malta e encheu salas de cinema um pouco por todo o país…

Não terá sido a merecida homenagem… mas será difícil criticar, certo!?

Já se fala em sequela! Para mal ou para o bem!

Site Oficial

Trailer

Trailer 2

O original

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply