Passatempos

Home » Estreias » “Aguenta-te aos 40! (This is 40)” de Judd Apatow

“Aguenta-te aos 40! (This is 40)” de Judd Apatow


Cinco anos e meio separam This is 40 de Knocked Up.
A obra que catapultou, em definitivo, Judd Apatow para a liderança da comédia norte-americana distinguia-se dos demais pela sua assertividade, descaramento e bom gosto.

Lá pelo meio encontrávamos Paul Rudd e Leslie Mann, um jovem casal a liderar com as vicissitudes do início da vida familiar. Esta (espécie de) sequela centra precisamente as atenções em Pete e Debbie e nas suas duas filhas… e durante mais de 2h é sempre a “bombar”!

Na semana em que ambos entram nos 40, os nervos estão à flor da pele e enquanto Pete e Debbie tentam superar o mau humor mútuo, a suas filhas, os seus pais e os seus amigos parecem compactuar para os levar ao… limite!
O seu dia-a-dia é tão natural como o de qualquer um de nós e como é típico em Apatow não há (literalmente) NADA a esconder!

Se Paul e Leslie parecem agir com total naturalidade, o que dizer de Maude e Iris Apatow. As meninas que representam as filhas do casal são de facto filhas de Leslie e do realizador Judd. Percebe-se o à vontade… e devem ter aproveitado mesmo para “lavar algum roupa suja”!

Nota, também, para a presença de Jason Segel, Megan Fox e Melissa McCarthy. Se os dois primeiros confirmam os seus principais atributos, já McCarthy é responsável pela mais memorável cena do filme (que tem inclusive direito a reprise depois dos créditos!).

Durante todo o filme o humor é a nota dominante, porém são abordados igualmente temas bem mais sérios e que obrigam a uma certa reflexão. Residirá precisamente aí, o maior contributo de Judd Apatow ao género.
Já não basta fazer rir desmesuradamente, por estes dias para além da naturalidade e da autenticidade, a comédia está obrigada a contar uma história com princípio meio e fim, a fazer-nos pensar e a conjugar emoções.

Lá pelo meio também há tempo para uns quantos palavrões, uma ou outra piada mais picante e uns quantos actos de loucura… tal qual a vida de qualquer um de nós!
Um filme que, acredito, dirá muito mais para uma certa geração do que para um qualquer adolescente ou jovem adulto. Há coisas que só a vida pode ajudar a assimilar.

Apatow não chega a superar-se mas permanece um caso à parte na comédia norte-americana!

Site Oficial
Trailer
Trailer 2

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply

%d bloggers like this: