Passatempos Online

Home » Estreias » “Que Mal Fiz Eu a Deus (Qu’est-ce qu’on a fait au Bon Dieu)” de Philippe de Chauveron

“Que Mal Fiz Eu a Deus (Qu’est-ce qu’on a fait au Bon Dieu)” de Philippe de Chauveron


Filme do ano em França e um dos filmes mais vistos de todos os tempos por terras francófonas.
Estreou em Portugal durante o mês de Julho(!). Foi um sucesso à nossa escala, Por pouco nos escapava. Também nós devemos ter feito algo errado para ter demorado tanto para ver (e depois comentar) o filme. Mas que grande comédia!

Há vários anos que temos vindo a enfatizar a qualidade do cinema europeu, especialmente no que ao género mais ligeiro diz respeito. À medida que a larga maioria das comédias norte-americanas caiem no exagero e simplismo (veja-se o percurso recente de Adam Sandler, por exemplo), o humor europeu, especialmente francês (mas não só!), tem vindo a marcar pontos… decisivos!

Dany Boon será o expoente máximo dessa corrente qualitativa mas não faltam outros exemplos e protagonistas! A principal diferença é que no velho continente o bom gosto impera, os argumentos mantêm a coerência de início ao fim, a proximidade das situações/gags é permanente, o humor qualitativo.

Desta vez o enquadramento não poderia ser mais pitoresco. Um conservador casal de la campagne parisiense (i.e. bem de vida, reformado, católico praticante, a viver nos arredores de Paris) são pais de 4 jovens mulheres. Uma casada com um chinês, outra casada com um muçulmano, outra casada com um judeu. Quando a mais nova anuncia que está de casamento marcado com um artista de teatro de origem africana, o debácle psicológico é… inevitável!

Rir, rir e mais rir. Com coisas sérias ainda por cima mas sempre com um nível inquestionável. É fácil de perceber que há por aqui muito potencial. Ainda hoje só de imaginar as caras caretas de Christian Clavier e Chantal Lauby já é suficiente para largar uma boa gargalhada. As situações sucedem-se com bastante normalidade e cadência, deixando-nos ansiosos pelo próximo grande momento.

Bons desempenhos, personagens suculentas, um plot magistral.
Combinação perfeita para a Melhor Comédia de 2014?!

Site Oficial
Trailer

Comments

Leave a Reply

%d bloggers like this: