Passatempos Online

Home » News » Nomeados ao Oscar® de Melhor Canção

Nomeados ao Oscar® de Melhor Canção

Iniciamos a nossa nova rubrica de Notícias & Curiosidades com os Oscars®, naturalmente. Mais especificamente com os nomeados ao Oscars® de Melhor Canção Original.

Logo à cabeça, como na larga maioria das categorias este ano, LA LA LAND – Melodia de Amor em destaque.

City of Stars‘ de Justin Hurwitz, Pasek & Paul – no filme interpretado por Ryan Gosling e Emma Stone – será o principal favorito. Como em todas as categorias, as preferências são sempre subjectivas e particulares, mas a letra, a melodia e a relevância da canção no próprio enredo e espírito do filme, dificilmente não lhe garantirão o almejado Oscars®.

Mas LA LA LAND – Melodia de Amor e os autores da música, não se ficam apenas por uma nomeação nesta categoria. ‘Audition (The Fools Who Dream)‘ – no filme pela voz de Emma Stone – garante ao filme realizador por Damien Chazelle uma segunda nomeação. Para o bem e para o mal. A canção pode não ser tão mediática quanto City of Stars mas prende e marca o momento mais decisivo e imprevisível do filme.

O risco, para LA LA LAND – Melodia de Amor, é o chamado “síndrome Dreamgirls“. Em 2006, o musical de Bill Condon, era o principal favorito para arrebatar o Oscars® de Melhor Canção Original, com músicas que ainda hoje fazem parte do nosso imaginário colectivo, como Patience, Listen e Love You I Do. Mas a tripla nomeação terá dispersado os votos e ‘I Need to Wake Up‘ de Melissa Etheridge (do documentário ambiental An Inconvenient Truth) acabou por levar a estatueta dourada para casa. No ano seguinte, a Academia limitou o número de nomeados na categoria a 2 canções por filme. Porque será?

Mas LA LA LAND – Melodia de Amor não concorre sozinho. E a concorrência não é, propriamente, de se deitar fora!
O filme de animação (Vaiana (MOANA) conta igualmente com uma nomeação com a canção ‘How Far I’ll Go‘ de Lin-Manuel Miranda – interpretada por Auli’i Carvalho – é outro dos forte candidatos. Praticamente um desconhecido por cá, Lin-Manuel Miranda é um artista altamente cotado nos EUA, correndo o risco de se tornar, com esta nomeação, no mais jovem artista de sempre a completar o EGOT (vencedor de um Emmy, Grammy, Oscar e Tony)

Ainda no cinema de animação, surge novo nomeado, TROLLS.
Can’t Stop the Feeling!‘ de Max Martin, Shellback & Justin Timberlake – interpretado no filme por Justin Timberlake e Anna Kendrick. Sem dúvida a música mais comercial de entre os nomeados, tem esse factor a seu favor (que vale o que vale), e sobretudo o elemento alegria e diversão que falta aos demais nomeadas. Descontraída e positiva, não seria totalmente uma surpresa se a estatueta vira-se Troll… ou seria?

Finalmente, o outsider que dá pelo nome de Jim: The James Foley Story.
The Empty Chair‘ de J. Ralph e Sting do documentário sobre a vida e obra do jornalista de guerra James Folley, assassinado, em 2014, às mãos do Daesh. Pode ser um outsider mas não deixa de ter um dos nomes maiores da música internacional das últimas décadas. É a típica canção que ninguém dá nada por ela mas era mais ou menos o que se dizia a respeito da “tal” que ganhou o Oscars® no ano de Dreamgirls. Seria uma enorme surpresa, aliás é daqueles nomeados que se costuma dizer que a própria nomeação já é um prémio inestimável, mas… quem sabe?

Podes encontrar todas estas músicas, assim como outros Clássicos da 7ª arte, na nossa Playlist do Spotify.
Boas músicas… e bons filmes!!

Leave a Reply

%d bloggers like this: