Home » Antevisões » Antevisão “Cars 3” de Brian Fee

Antevisão “Cars 3” de Brian Fee

O mais amado odiado franchise da Pixar chega ao 3º capítulo.

Com maior ou menor justiça, Cars é sem dúvida nenhuma o mais criticado filme/franchise saído dos, agora, estúdios de animação da Disney. Selo de qualidade inquestionável, a Pixar soma sucessos ano após ano. Mas, desde 2006, há uma exceção a esse consenso.

O primeiro capítulo está longe de merecer essa desconfiança. Pode não alcançar o brilhantismo lírico de outras obras da Pixar mas o início das aventuras de Lightning McQueen resultava num imensamente competente e inovador filme de animação.
Logo à partida, a humanização dos veículos de quatro rodas com deliciosos pormenores ao longo de todo filme. Pelo meio uma linguagem saudosista pelo velho western norte-americano, recheado de pitorescas personagens e perspicazes ensinamentos. E a emoção das corridas, a adrenalina da velocidade e a magia da camaradagem.

5 anos volvidos surgiu Cars 2, e as críticas pareceram-nos, desta vez, totalmente adequadas. A sequela deixava McQueen entregue a si mesmo e centrava atenções em Mater. Resultando num filme desinteressante, com um humor questionável e praticamente sem qualquer chama ou relevância. Era um filme destinado em exclusivo ao público mais novo que  tinha esvaziado as lojas da Disney em busca de todo e qualquer artigo de merchandising do filme.

É, assim, num misto de redenção e visão mercantilista que chegamos a Cars 3.

McQueen e a sua trupe estão de regresso às corridas e, pelas primeiras imagens, o tom saudosista do velho interior dos EUA está, igualmente, de volta. O humor parece mais refinado, as aventuras renovadas e um leque de novos comparsas prontos a dar uma adequada dor de cabeça ao nosso protagonista.

Como será natural, os veículos de 4 rodas e a forma como estes replicam os maneirismos dos humanos são o prato forte deste 3º capítulo. Para além disso, o vibrante mundo das corridas (de Nascar) recupera plano de destaque mas isso não quer dizer que não tenhamos direito a um “regresso às origens”, ao pó, à terra, à lama… e à amizade!

Sinopse Oficial: Surpreendido por uma nova geração de pilotos extremamente rápidos, o lendário Lightning McQueen é subitamente afastado do desporto que ama. Para voltar a vencer, ele vai precisar da ajuda de uma jovem treinadora e técnica de corridas, Cruz Ramirez, que tem o seu próprio plano para vencer, da inspiração do Lendário Doc Hudson e de algumas reviravoltas inesperadas. Para provar que não está acabado, o #95 vai testar o seu coração de campeão, na maior corrida da Taça Pistão!

Os principais elementos do elenco (de vozes) estão todos de regresso. Owen Wilson (McQueen), Larry the Cable Guy (Mater), Bonnie Hunt (Sally), Tony Shalhoub (Luigi), Guido Quaroni (Guido), John Ratzenberger (Mack) e, ao que consta, o malogrado Paul Newman (Doc Husdon) graças ao recurso às novas tecnologias. A eles junta-se um quarteto de novas personagens. O rookie Jackson Storm (com a voz de Armie Hammer), a terapeuta Cruz Ramirez (Cristela Alonzo), o mecânico Smokey (Chris Cooper) e o endinheirado Sterling (Nathan Fillion).

Na cadeira de realizador o estreante Brian Fee. Apesar de ser a primeira vez que assume os camandos de uma longa-metragem, o “cartonista” caloborou em muitos dos grandes sucessos da Pixar, como Cars, Ratatouille, WALL-E, ou Monsters University. Curriculo mais do que suficiente para garantir a qualidade, pelo menos em termos visuais e narrativos. Falta apenas saber se o enredo acompanha as exigências de um género que, há muito, deixou de ser apenas para crianças.

De qualquer das formas não faltarão motivos para a pequenada correr para as lojas e deliciar-se com os novos (e velhos) heróis de quatro rodas! Disso estamos certos!!

Carros 3 estreia, em Portugal, a 20 de Julho.
Naquela que promete ser a maior semana deste nosso Verão cinematográfico.

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: