Home » Estreias » “Ralph vs Internet (Ralph Breaks the Internet)” de Rich Moore e Phil Johnston

“Ralph vs Internet (Ralph Breaks the Internet)” de Rich Moore e Phil Johnston


Se o primeiro capítulo das aventuras de Ralph e Venellope primava pela nostalgia e minuciosidade com que trazia os jogos de Arcade para os nossos dias e, sobretudo, para o cinema de animação, este Ralph Breaks the Internet é a sua lógica continuação.

Parece indiscutível que a internet (para lá de todas as suas aplicações ao nosso dia-a-dia, seja em termos de comunicação, informação ou contacto) é, igualmente, o espaço de lazer por excelência. Mais do que substituir as salas de jogos a internet combinou-as com os cafés, os quiosques, os centros comerciais e os locais de trabalho.
É pois, dessa forma, que Ralph chega à internet. Ávido por se enquadrar, por absorver, por participar… mesmo que tudo o que ele e Venellope queriam era um “volante”.

Tirando um ou outro detalhe mais “grotesco” ou preguiçoso, o filme é a caricatura certeira do que a internet se tornou e, sobretudo, da forma como ela irrompeu pelas nossas vidas. Os mais novos, e não me refiro necessariamente às crianças, mas, acima de tudo, aos adolescentes que já cresceram com esta realidade, terão alguma dificuldade em perceber muitos dos dilemas, medos e dúvidas que assolam as gerações mais maduras, tão animadamente representadas no filme.

Ao contrário de outros exemplos recentes – com The Incredibles 2, bem presente na memoria – esta sequela apela bem mais ao público mais crescido, do que a maior dos filmes de animação da atualidade. Mais abrangente, mais inteligente e bem mais interessante.
Parece natural que o filme viva de alguns clichés, mas dificilmente haveria melhores recursos do que a ironia e o sarcasmo para dar vida a algo tão omnipresente nos nossos dias, como a internet.

O lado mais jovial e arisco, de Ralph e Venellope irá empurrá-los para novas aventuras, agora que a internet está ali à distância de uma tomada. O “volante” pode ser o mote mas a amizade, a curiosidade, o crescimento e a insegurança são os verdadeiros motores desta pesquisa aventura.
Lá, onde tudo acontece, Ralph e Venellope prometem “partir tudo”. E cumprem!!!

Ralph Breaks the Internet promete ficar bem guardado na nossa memória por razões que ultrapassam a própria cinematografia – lado a lado com Ferdinand – mas no que à 7ª arte diz respeito, estamos certamente perante um dos melhores filmes de animação do ano (senão o melhor!).

É divertido, colorido, inteligente e suficientemente abrangente para agarrar pequenos e graúdos à cadeira e levá-los numa viagem incrível pelas profundezas dos bites e bytes, dos 0 e dos I, do wi-fi e das apps.

E ainda há quem diga que o cinema de animação não é para todos!?!?!?!?

   

Site
Trailer

About

Já vão 12 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: