Home » Bucket » “Expiação (Atonement)” de Joe Wright

“Expiação (Atonement)” de Joe Wright


Já em casa, depois de assistir novamente ao trailer do filme, é que tive a verdadeira noção do que tinha assistido.
Atonement é indubitavelmente um dos GRANDES filmes deste ano, tendo legítimas expectativas de se tornar, em breve, num Clássico da 7ªarte.

Os primeiros 45 minutos são de uma beleza poética extraordinária, não escapando nenhum pormenor. James McAvoy, Keira Knightley e a jovem Saoirse Ronan, o realizador Joe Wright, o argumento de Christopher Hampton e a obra de Ian McEwan, a banda sonora de Dario Marianelli, a fotografia, a montagem, o guarda-roupa, etc, etc, etc., tudo encaixa numa perfeição invejável, cruel e sublime.

Depois de terminado esse dia fatídico o filme perde algum do seu fulgor e refugia-se em alguns estereótipos comuns a vários romances de guerra. Porém, como que do nada, voltam todos “à carga” para o desenlace final, deixando-nos completamente “apaixonados”.

Raramente sinto vontade de ler uma obra depois de ver a sua adaptação ao cinema. Depois de termos a visão de outra pessoa é difícil abstrairmo-nos dela para termos a nossa própria imagem. Contudo, desta vez, o primeiro impulso foi precisamente o contrário, tinha de ler imediatamente a obra de Ian McEwan para poder ter para mim aqueles detalhes que (talvez!?) faltem no filme e assim apreender em completo a história de Cecilia e Robbie .

Em relação à história pouco mais posso acrescentar ao que já tinha referido na sua Antevisão. O par romântico, formado por Knightley e McAvoy, é brutalmente separado por uma mentira e as suas vidas ficarão para sempre marcadas por esse acontecimento. Acrescente-se as consequências que isso terá em Briony Tails (irmã de Cecilia) e estará apresentada 90% da história. O resto fica para cada um de vós descobrir na sala de cinema!

Depois do Golden Globe para Melhor Filme – Drama, e das 14 nomeações para os BAFTA, só teremos de esperar umas horas para ficarmos a saber se o favoritismo se confirma também para os Oscars. Pelo que tenho lido, dificilmente tal não acontecerá!

Acredito que possa haver quem não tenha o filme em grande estima, para eles apenas o meu desdém. Não sabem o que perdem!

Numa palavra: OBRIGATÓRIO!

Site Oficial
Trailer

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Comments

  1. Anônimo diz:

    desculpa a intromissão, mas não podia deixar de comentar!
    Eu simplesmente adorei o filme, as imagens e as interpretações deixaram-me presas á cadeira, tudo é pensado no pormenor,o ouvir do bater de teclas da máquina de escrever…sublime!
    o que não me deixa de espantar, é que é apenas o 2º filme que ele realiza, e que conseguiu subir a fasquia depois do óptimo “Orgulho e Preconceito”.
    Também depois de ver o filme, fui comprar o livro, e pode-se dizer que Joe Wright foi muito fiel ao livro. Algumas críticas que li, foi de acordo com os flashbacks que existem no filme, e que na minha opinião são essenciais, visto que retratam o que aconteceu em diferentes perspectivas, principalmente a de Briony!
    fiquei surpresa de não ter recebido mais nomeações para os óscares, nomeadamente nas brilhantes interpretações de Keira Knightley e James McAvoy e na realização de Joe Wright!
    Recomendei este filme a toda a gente e já sei que vou esperar ansiosamente que saia em DVD.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: