Home » Estreias » “Homem de Ferro (Iron Man)” de Jon Favreau

“Homem de Ferro (Iron Man)” de Jon Favreau


Ainda antes do filme estrear nos EUA, já só se falava na data para a sequela! 2010 parece ser, em definitivo, o ano em que tornemos a ver Tony Stark/Iron Man.

Não bastassem as várias piscadelas de olho durante o filme e a cena final, mesmo depois dos créditos (que infelizmente não vi no cinema!), agora são mesmo os produtores desta nova saga de super-heróis a antecipar a mais que previsível continuação (assim os resultados de bilheteira o suportem!) e a possibilidade de lançar também The Avengers, equipa de super-heróis da Marvel composta por Iron Man, Captain America, Thor, Nick Fury e muitos outros (bom, mas isso fica para outras núpcias!).

Tal como sugerido na Antevisão, Robert Downey Jr. parece talhado para representar a personagem de um herói com fortes conflitos morais e com um estilo de vida muito longe do recomendável. Aliás um pouco (ou muito) à sua imagem! Um actor de enorme talento que teve muitas dificuldades em ultrapassar o vício da droga e do álcool depois de nos inícios da década de 90 se ter afirmado com uma das grandes revelações da sua geração.
Agora restabelecida a sua vida pessoal, a sua carreira avança a passos largos para um reconhecimento global, quer em termos de crítica quer em termo de grande público. Iron Man não é só seu mas bem que parece!

Falando em colaboração importa referir que Iron Man marca, igualmente, o regresso de Gwyneth Paltrow às grandes produções no papel de Virginia “Pepper” Potts, a assistente pessoal de Stark, para além de confirmar que Terrence Howard não pára de trabalhar (August Rush, The Brave One) e que Jeff Bridges caminha lentamente para a curva decrescente da sua longa carreira.

Tony Stack é o playboy e milionário dono de umas das maiores empresas de produção e desenvolvimento de armas de guerra. O seu elevado QI e, porque não, a sua atitude irreverente e irresponsável, ajudam-no a situar-se na vanguarda desta indústria de feroz concorrência. Aquando duma viagem relâmpago ao Afeganistão para demonstração do seu novo equipamento, Stark é capturado e feito refém.
A sua única possibilidade de fuga passa pela criação de uma arcaica armadura de guerra.
De regresso aos EUA, mesmo contra a vontade do seu sócio e amigo, Obadiah Stane (Bridges), Stark muda a sua filosofia de vida e empresarial contando apenas com o auxílio do seu amigo de longa data, o tenente dos marines Jim Rhodes (Howard).
Porém, rapidamente toda a verdade virá ao de cima …

Não se trata simplesmente de mais uma série de aventuras de um herói da BD.
Iron Man é de facto fruto dos avanços da tecnologia e dos efeitos-especiais no cinema mas Stark é abalado por um real e actual conflito de moralidade que há muito é discutido nos corredores da política mas que apenas agora chega aos blockbusters. Talvez não baste para ferir os alvos mas sem dúvida que atinge os atinge.

Mas não se iludam! Iron Man é primeiro que tudo um bom entretenimento. Uma história de super-heróis ainda que sem grandes super poderes! A não ser, claro está, a capacidade inventiva de Stark e a sua loucura quando veste a armadura de “ferro”!

… e assim começa mais um franchise de MUITO sucesso!

Site Oficial
Trailer Pt
Trailer 2

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Comments

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: