Home » Estreias » “Pequenas Mentiras Entre Amigos (Les Petits Mouchoirs)” de Guillaume Canet

“Pequenas Mentiras Entre Amigos (Les Petits Mouchoirs)” de Guillaume Canet


Apesar de ter outros filmes à espera de ver o seu comentário publicado no blog, algo me obriga a avançar com mais esta preciosidade do cinema Francês!!

Mais conhecido em Portugal pelos seus desempenho em Last Night ou Joyeux Noël, Guillaume Canet, para além de actor, é reconhecido, em França, pelas suas qualidades como realizador (César de Melhor Realizador por Ne le Dis à Personne), argumentista, cantor e por ser marido de … Marion Cotillard!

Mas esses faitdivers pouco interessam!
Les Petits Mouchairs é um daqueles filmes que derruba qualquer estereótipo, preconceito ou ideia pré-concebida. É uma daquelas obras que nos faz reflectir, questionar e sentir… é algo que vai muito para além do próprio cinema!

Eram quase nulas as expectativas ao entrar na sala… e alguns dias depois ainda não me consigo recompor do que assisti! A única semelhança com o que vi, será o clássico Os Amigos de Alex (no original The Big Chill) mas esse falava do passado, da nostalgia de um tempo perdido e da impotência para o trazer de volta. Este Pequenas Mentiras Entre Amigos escuta o presente, decompõe-o, desconstrói-o e apresenta-o tal como ele é: actual, verdadeiro e próximo!

Aqui não se olha para o passado para perceber o que poderia ter sido diferente, encara-se o presente e tenta-se compreender o que deve ser feito para alterá-lo e melhorá-lo!
O ser humano assume plano de destaque. As suas fragilidades, os seus defeitos e as suas (pequenas) mentiras são expostos sem receios nem preconceitos, cientes de que o que vemos pode ser tão real como a nossa própria vida e/ou daqueles que nos rodeiam!

Mas não será um filme para todos! Não será para aqueles que ainda não têm a maturidade para o compreender nem tão pouco autorização para escutar alguns dos comentários proferidos. Longe, muito longe dos habituais blockbusters que preenchem o nosso imaginário cinematográfico durante os meses de Verão, a obra de Canet confirma que um bom filme não tem hora nem data para ser visto!

Um peculiar grupo de amigos parisienses é abalado pelo brutal acidente sofrido por um dos seus elementos poucos dias antes de partirem de férias para as belas praias e águas de Cape Ferret (na baía de Arcachon).
Ainda mal refeitos do choque sofrido e perante uma serie de episódios que parecem marcar aquelas férias para sempre, Max, Marie, Vincent, Éric, Antoine, Isabelle, Véronique e o pescador local JeanLouis (amigo de longa data) tentarão disfarçar, o melhor que podem, as pequenas inconfidências que parecem minar o que outrora terá sido uma saudável convivência.

Valores como a amizade, a confiança, o respeito e o altruísmo serão colocados à prova enquanto, (aparentemente) todos se divertem naquele local paradisíaco. Talvez apenas não estivessem preparados para uma ou outra visita inesperada!

Para além do nome do realizador, salta à vista a presença da própria Marion Cotillard e de alguns dos mais reconhecidos actores franceses, casos de François Cluzet, Benoît Magimel, Laurent Lafitte, Gilles Lellouche ou Jean Dujardin.
Porém, Les Petits Mouchoirs não é um filme de actores mas sim de personagens! De uma série heterogénea de figuras que interagem com naturalidade durante mais de 2h30, coabitando sob o mesmo tecto, dentro das mesmas 4 paredes. Ficamos suspensos até ao fim… para, finalmente, ficarmos desarmados!

Um filme preciso que nos faz… sentir!

Site Oficial
Trailer
Trailer 2

Uma música de causar arrepios!!

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Comments

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: