“Uma Verdade Inconveniente/An Inconvenient Truth” de Davis Guggenheim
O aproximar da data de entrega dos Óscares, próximo dia 25 de Fevereiro, é uma boa desculpa para aqui falar do principal candidato ao Óscar de Melhor Documentário.
Ainda que, devo confessar, pessoalmente não ssou um grande apreciador de documentários. Quando vou ao cinema gosto de me sentir encantado, não de me deparar com a realidade que nos rodeia.
Porém, desde Fahrenheit 9/11 e Bowling for Columbine ambos de Michael Moore, a minha opinião tem-se vindo a alterar. Hoje olho para um documentário com a mesma atenção com que vejo um filme no cinema. Falta apenas o encanto, mas isso será bem mais difícil!
Quanto ao filme/documentário de Davis Guggenheim, nele podemos acompanhar o périplo de Al Gore, outrora apresentado como o futuro Presidente dos EUA, em diferentes palestras onde divulga a sua apresentação de alerta ao Mundo sobre as causas e consequências do Aquecimento Global.
Para além de se tratar de um documento de extrema importância política e social não deixa de ser um filme/documentário bastante interessante, maximizando de forma soberba a mensagem de o ex-Vice Presidente dos EUA tenta transmitir.
Sem dúvida um documento fundamental nos dias de hoje. Quando tiverem oportunidade de o ver, não hesitem. Para bem de todos!