Passatempos

Home » Estreias » “Zodiac” de David Fincher

“Zodiac” de David Fincher


The Black Dahlia, Hollywoodland, Zodiac.

Os três filmes acabam por ser bastante diferentes. Desenrolam-se em épocas distintas, anos 40, anos 50 e 60 e anos 60 e 70, respectivamente, e a sua abordagem assume enfoques completamente diferentes mas em última análise são três filmes que recuperam alguns dos mais violentos e enigmáticos crimes ocorridos na costa oeste dos EUA nos meados do século passado.

Seja pelo seu mediatismo, seja pelo impacto que esses crimes tiveram na sociedade norte-americana e na vida daqueles que os investigaram, seja pelo mistério que até hoje ainda subsiste em relação à autoria dos mesmos, mencionar os 3 filmes numa mesma frase fará, à partida, todo o sentido. Porém, sem desprimor ao trabalho de Brian De Palma (Dahlia) e Allen Coulter (Hollywoodland), os dois anteriores não tiveram um realizador como David Fincher, nem um trio de actores tão homogéneo como Robert Downey Jr., Mark Ruffalo e Jake Gyllenhaal.

A realização não se destaca pela criação de momentos de suspense e de angústia, ainda que esses não faltem, mas sim, pela forma como retrata o impacto que os crimes praticados por um assassínio em série, auto-demoninado de Zodiac, tem nas vidas de 3 personagens tão distintas mas, ao mesmo tempo, complementares. Sem cair em excessos, o realizador vai contando a história, ao mesmo tempo que permite a cada um dos actores o protagonismo necessário para o desenrolar da mesma.

Mais do que a incessante procura da identidade do assassino o que realmente interessa é perceber a verdadeira identidade daqueles que o procuram: o jornalista veterano (Downey Jr), o investigador temerário (Ruffalo) e o cartonista obcecado (Gyllenhaal). É neles que a câmara de Fincher se foca e é através deles que percebemos o impacto que Zodiac teve numa sociedade insegura e “despreparada”.

Poderá não ser uma obra tão memorável como Se7en mas não deixa de ser um filme obrigatório!

Site Oficial
Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply