“O Astronauta/The Astronaut Farmer” de Michael Polish
Um sonho para ser verdadeiro tem de ser partilhado por todos os que nos rodeiam. Apenas assim teremos a força para ultrapassar todos os obstáculos. No fundo é essa a mensagem que atravessa todo o filme e que extravasa para todos nós!
Mais do que um filme sobre viagens espaciais, a vida numa pequena cidade ou o histerismo norte-americano quando alguém tenta fazer algo de diferente, o que realmente conduz toda a acção/emoção são os sonho e o preço que devemos pagar para alcança-los.
Para demonstrar a importância que os sonhos têm na vida de uma família temos Billy Bob Thornton (School for Scoundrels), como Astronauta e Virginia Madsen (redescoberta para o cinema em Sideways), no papel de sua mulher.
Charles Farmer (Thornton) é um ex-astronauta que desde criança tem o sonho de viajar no espaço porém, devido a um problema familiar, não teve a possibilidade do concretizar enquanto esteve alistado na força aérea. Decidido a não abdicar daquilo porque sempre lutou, anos mais tarde constrói, no celeiro do seu rancho, um foguetão que lhe permitirá consumar o seu mítico sonho. Entre o envolvimento de toda a sua família, as dívidas que se vão acumulando e o mediatismo de toda a situação, Charles descobrirá o preço que todos os sonhos acarretam.
Já dizia o poeta: “O sonho comanda a vida”!
Agora será que é suficiente para termos um bom filme?
Diria que sim, especialmente se formos um “pouco” sonhadores!