Passatempos

Home » Estreias » “Para a Minha Irmã (My Sister’s Keeper)” de Nick Cassavetes

“Para a Minha Irmã (My Sister’s Keeper)” de Nick Cassavetes


Nick Cassavetes passou a fazer parte da minha lista de realizadores de referência depois da brilhante adaptação da obra de Nicholas Sparks, The Notebook! Rezam as crónicas que o livro do conceituado e profícuo escritor norte-americano é ainda bem melhor que o filme mas, quanto a mim, já está muito bem assim!

Dito isto e tendo assistido ao trailer da sua mais recente obra (no qual é perceptível que a temática do filme gira em torno de uma jovem rapariga a sofrer de leucemia), seria fácil de prever que estaríamos perante um filme bastante emotivo, delicado e, se tudo corresse bem, inspirador.

A emoção, mais ou menos revelada e reveladora, está presente praticamente desde o 1º minuto (que o diga a minha cara-metade!). A delicadeza do tema acho que se presente mesmo antes do filme se iniciar. Quanto à sua inspiração, aqui já serei obrigado a colocar algumas reticências…

Para ser inspirador um filme precisa de instintivamente proporcionar a plena identificação com os seus protagonistas (ou, no mínimo, com um deles!). No entanto, não querendo parecer demasiado exigente ou ausente, a verdade é que demorei a sentir o filme. Talvez porque as personagens masculinas (pai e irmão) se limitassem a “meros figurantes”, talvez porque tudo aqui me parecesse demasiado (ir)real ou distante ou porque era mais fácil assim(!), permaneci do lado de cá da tela bem quase até ao final.
Acho que apenas a cena da praia me fez sentir parte do filme… bem mas isso já começa a ser informação a mais!

Anna Fitzgerald (Abigail Breslin) foi concebida geneticamente para salvar a vida da sua irmã (Sofia Vassilieva), doente de leucemia desde tenra idade. No entanto, as células do cordão umbilical não foram suficientes para sanar o problema de Kate, e a vida das duas irmãs foi desde sempre condicionada pelo estado de saúde da irmã mais velha e pela necessidade de Anna lhe “fornecer” o que fosse necessário.
Alguns anos mais tarde encontramos a duas pré-adolescentes e a sua família a viver uma vida “normal”, até que Anna contrata um reputado advogado (Alec Baldwin) para requerer a sua emancipação clínica e assim poder negar a doação de um rim à sua irmã.
Confrontada com a estupefacção dos seus pais (Cameron Diaz e Jason Patric) e contanto apenas com o apoio do seu irmão, Anna prosseguirá com a acção em tribunal até que …

À parte da óbvia situação de Kate, o filme procura dissecar igualmente as consequências que tal enfermidade terá no normal quotidiano de uma família, e mais especificamente nas relações entre os seus diferentes elementos. Para mim, com homem, sinto a ausência de uma personagem masculina mais forte e presente que ajude a perceber o nosso lado das coisas…

Quanto à falange feminina confirma-se que AbigailLittle Miss SunshineBreslin é uma (jovem) actriz com um talento imenso que Cameron Diaz terá que se esforçar ainda mais para nos convencer que pode “carregar” um melodrama às costas e que Sofia Vassilieva pode muito bem ter conseguido o papel de uma vida!

Um drama… em toda a sua essência!

Site Oficial
Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

  1. "Para a Minha Irmã" é um filme bastante comovente, com uma história tocante e recomendo vivamente que o vejam.
    "My Sister's Keeper" é bastante realista e os seus efeitos visuais também, tal como a sua brilhante e adorável banda sonora.
    Análise completa em: http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2015/02/para-minha-irma.html
    Classificação: 5* em 5*
    Os melhores cumprimentos, Frederico Daniel.

Leave a Reply