“Louise-Michel” de Gustave de Kervern e Benoît Delépine
A todos os desempregados, injustiçados e enganados deste país, uni-vos em frente a Louise-Michel… estou certo que vos dará uma perspectiva diferente sobre o assunto!
O cinema francês tem dado cartas nos mais diferentes géneros… faltava agora o nonsense!
Vi o trailer há largos meses e desde logo despertou-me a atenção… tratava-se, no mínimo, de uma solução sui generis para resolver um problema, infelizmente, cada vez mais comum. Só não estava à espera é que o filme seguisse um rumo tão tortuoso.
Pleno destaque para a dupla de protagonistas, os belgas Yolande Moreau e Bouli Lanners, pela coragem e disponibilidade para encarnar tão corrosiva dupla que nos ficará na memória, seguramente, durante alguns tempos.
Depois da fábrica onde trabalhavam ter sido encerrada de um dia para o outro, as modestas trabalhadoras viram-se “com uma mão na frente e outra atrás”.
A mísera indemnização que recebem mal dá para pensar no futuro, até que Louise Ferrand (Moreau), uma das trabalhadoras, sugere a contratação de um profissional para… MATAR O PATRÃO!
Michel Pinchon (Lanners) é o escolhido para essa tresloucada empreitada, e que escolha ele se revelará!
Alternando o humor negro com o drama social, a dupla de realizadores franceses assina uma obra madura que a momentos nos faz pensar… no que raio estamos ali a fazer!
Vão por mim se procuram algo alternativo para fazer frente às quentes noites de Verão deixem-se levar por esta loucura vinda de França.
Louise e Michel não serão nenhuns Bonnie and Clyde mas deixam definitivamente a sua marca!
Só para alguns…
Site Oficial
Trailer