“Thank You For Smoking” de Jason Reitman
Retomamos o nosso périplo doméstico com a primeira longa metragem do “mestre” Jason Reitman.
Para os mais distraídos convém esclarecer que Reitman é o responsável por Up in the Air e Juno, 2 dos filmes que mais surpreenderam nos últimos anos pela sua sensibilidade e capacidade de nos aproximar dos protagonistas.
Porém, antes de se debruçar por estas histórias reais, o realizador canadiano atirou-se de cabeça a um dos mais polémicos problemas de saúde pública norte-americanos (e mundiais, deva-se acrescentar), o tabaco!
Num tom descaradamente satírico, o filme leva-nos numa viagem até aos mais reconticos bastidores das grandes companhias de tabaco e das suas descaradas tentativas em mascarar os malefícios de uma “droga” que mata!
Aaron Eckhart é Nick Naylor, o porta-voz de uma associação financiada pelas próprias tabaqueiras, cujo único propósito é o de contrariar todos os estudos (e o próprio senso-comum) que confirmam as consequências nefastas do consumo de tabaco.
E Nick é mesmo o melhor na sua profissão, apresentando argumentos e lábia de uma qualidade assustadora. Mas o problema é que Nick é também o pai de um jovem rapaz…
Para além de evidenciar desde logo as capacidades de escrita de Reitman, o filme permite descobrir o imenso talento de Eckhart, num papel que lhe parece feito à medida!
Depois de Thank You For Smoking a sua carreira disparou na direcção certa, acumulando bons desempenhos com a particição em grandes filmes (como The Dark Knight).
Já para o realizador-argumentista foi apenas o início de uma carreira fulminante que em apenas 5 anos transformou por completo a sua (e a nossa) vida!
Nunca fumar pareceu tão cool e ao mesmo tempo tão medonho!
Há artistas cujo talento é verdadeiramente inato…
Antes da fama Reitman apresentou esta inspirada curta-metragem.
Simplesmente divinal!