“Drive – Risco Duplo” de Nicolas Winding Refn
Até ao momento o Filme do Ano (considerando a época pós-Oscars 2010, ok?!). E que filme!
O dinamarquês Nicolas Winding Refn transforma aquilo que, à partida, poderia parecer um banal thriller numa obra de uma intensidade electrizante e de uma beleza artística inquestionável.
Longe de ser prosa, Drive é um imenso poema (ilustrado magistralmente na claustrofóbica cena do elevador!) que nos conduz por entre a difícil vida de um mecânico/duplo de Hollywood com uma actividade nocturna altamente viciante e lucrativa.
Ryan Gosling interpreta o introspectivo condutor de passado misterioso e raiva (in)contida que vê a sua vida modificar-se quando conhece Irene (Carey Mulligan), a “mãe solteira” que habita o apartamento contíguo ao seu.
Driver é contido, metódico, bastante habilidoso e muito inteligente mas isso não quererá dizer que não tenha sentimentos…
Muito se tem falado do desempenho de Albert Brooks, no papel de principal antagonista, mas é impossível fugir ao desempenho de Ryan Gosling. Depois de Crazy, Stupid, Love. e, mais recentemente, The Ides of March, o jovem actor norte-americano confirma-se como um dos mais talentosos actores da actualidade, graças a um papel praticamente indescritível! Gosling pouco fala, raramente se mexe e parece nunca pensar mas quando o faz é com uma voracidade irrepreensível! Será uma ENORME injustiça se não alcançar a sua 2ª nomeação aos Oscars!
Drive é o máximo exemplo do dito “cinema europeu”! É uma obra encantadora que dá espaço ao espectador para pensar e sentir, que o trata de igual para igual como um elemento preponderante para o resultado final. Nada é fácil ou dado como adquirido. Tudo é conquistado.
Refn é um artista, disso não tenhamos a mínima dúvida! Dicilmente Hollywood o voltará a largar e caberá a ele a capacidade de se manter fiel ao seu estilo e à sua visão. Se tal acontecer estaremos perante um dos mais admiráveis e seguidos realizadores dos próximos anos.
Cinema é arte… e Drive é, seguramente, um dos seus Melhores exemplos do Ano!