Passatempos Online

Home » News » Em Abril de 2022, nos Cinemas portugueses…

Em Abril de 2022, nos Cinemas portugueses…

Mudamos de registo, mas não sem antes destacar 2 filmes que marcam pela diferença este início de 2022. Depois, bem depois começa a Primavera e o Verão cinematográfico por excelência.

Fechamos a temporada dos prémios com a última estreia em Portugal, de um dos nomeados aos Oscars. FLEE tem um daqueles cartões de visita difíceis de ignorar. Baseado num história verídica, o filme dinamarquês mistura o estilo narrativo de um documentário com o cinema de animação, numa história arrebatadora e mais atual do que nunca. As suas 3 nomeações (Melhor Filme Estrangeiro, Documentário e Filme de Animação) ficarão para a História e a obra de Jonas Poher Rasmussen é, sem dúvida, um daqueles filmes obrigatórios deste ano!

Rei morto. Rei posto. EVERYTHING EVERYWHERE ALL AT ONCE é o primeiro filme fenómeno de 2022 e algo me diz que ouviremos falar dele durante TODO o ano. Per si a noção de uma comédia negra de ficção científica que se debruça sobre o conceito (cada vez mais atual) do multiverso. Desta vez, nada de super-heróis ou mundos para salvar, uma lavandaria, um divórcio e uma depressão são o mote para Michelle Yeoh viajar entre universos e dar asas à imaginação retorcida da dupla de realizadores formada por Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Swiss Army Man).

Antes de virarmos o disco e entrarmos plenamente do dito “cinema de entretenimento”, vamos ainda um pouco mais a sério… e em português. SALGUEIRO MAIA – O IMPLICADO promete ser o grande filme nacional de 2022. Claro que ajuda estarmos precisamente em Abril e na abertura das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, mas o filme de Sérgio Graciano tem todos os condimentos para convencer o público português. A mítica figura de Salgueiro Maia é revisitada num filme que procura explicar quem foi o homem líder de uma revolução e porque recusou tornar-se no símbolo de um dos momentos mais marcantes da História portuguesa…

Prosseguimos, então, com o terceiro capítulo (de cinco, segundo a própria J.K. Rowling) da “nova” saga da autora de Harry Potter. Escrito diretamente para a tela FANTASTIC BEASTS: THE SECRETS OF DUMBLEDORE, prossegue as aventuras de Newt Scamander na sua luta pela sã coexistência entre muggles e wizards. Jude Law e Mads Mikkelson regressam para comandar as forças “do bem e as do mal”, nos papéis de Arbus Dumbledore e Gellert Grindelwald, respetivamente, num filme recheados de aventuras, magia, algumas surpresas e uma vasta legião de admiradores por todo o mundo.

Prosseguimos no mesmo espírito, mas ainda com mais divertimento com Sandra Bullock, Channing Tatum e (porque não podia vir mais a propósito) Daniel Radcliffe. THE LOST CITY conta a história (tresloucada) da improvável parceria de uma escritora de livros de aventuras e do modelo utilizado para promover o seu livro, em busca de um tesouro centenário. Loretta e Alan estão BEM LONGE de terem o mínimo de espirito aventureiro mas a “selva” encarregar-se-á de o demonstrar da forma mais hilariante possível. E pelo meio, ainda surge um Brad Pitt em versão action hero. Priceless.

De loucura em loucura até ao desvario total. Nicolas Cage é Nick Cage um ator desempregado que depois de uma carreira meteórica, perdeu-se por entre filmes desinteressantes e poucos recomendáveis. Familiar? Até que lhe surge a oportunidade de uma milionária presença, no aniversário de um figuraço. A questão é que Javi Gutierrez (Pedro Pascal) é um conhecido traficante e não tardará até que a CIA obrigue Cage a tornar-se seu informador. Bem a partir daí a história de THE UNBEARABLE WEIGHT OF MASSIVE TALENT escreve-se a si própria com muita confusão à mistura e a certeza que há por ali, muito bem escondido, muito talento à espera para desabrochar!

Sem desprimor para os demais, THE BAD GUYS é a primeira grande estreia do ano do cinema de animação. Com um ponto de partida atrevido em que os habituais vilões das fábulas são, de facto, uns bandidos altamente qualificados, o Lobo, o Tubarão, a Tarântula, a Piranha e a Cobra são confrontados com a possibilidade de passarem a serem os heróis das próprias vidas… por muito que isso lhes custe! Não sei se será necessariamente um filme para crianças (pequenas) mas os mais crescidos (e adultos com espírito de criança) não deixarão seguramente de se deixar entreter por um filme repleto de ironia e malvadez.

Prosseguimos bem mais a sério com uma história de vingança visceral no tempo dos vikings. Protagonizado por Alexander Skarsgård, o filme de Robert Eggers (The Lighthouse) acompanha a viagem de um príncipe que jurou vingar a morte do seu pai, no leito da sua morte. Implacável e temerário Amleth não olhará as meios para regressar à sua terra natal e reclamar o que é seu por direito, por mais sangue suor e lágrimas que isso custe. Nicole Kidman, Ethan Hawke, Anya Taylor-Joy e o dinamarquês Claes Bang participam nesta viagem no tempo, para uma era bem mais visceral, rude e violenta mas repleta de honra e glória em THE NORTHMAN.

Scott Eastwood, protagoniza DANGEROUS um filme de ação (típico série B) em que um assassino profissional em pleno processo de introspeção e reequilíbrio emocional – com a ajuda de um pouco recomendável Mel Gibson no papel de psicólogo – se vê envolvido num misterioso assassinato na casa onde cresceu. Porém, aquilo que parecia um mero acerto de contas irá revelar-se algo bem mais profundo e complexo. David Hackl realiza, num elenco que conta ainda com Tyrese Gibson, Framke Janssen e Kevin Durand.

Fechamos a antevisão com o filme mais aguardado do mês aqui no Doces ou Salgadas?. NOTRE-DAME BRÛLE é precisamente o filme sobre o fatídico dia 15 de abril de 2019. Eram inegavelmente outros tempos, mas meros 3 anos separam os acontecimentos do filme, da estreia da obra de Jean-Jacques Annaud. Mais do que o pináculo da igreja, naquele dia tombou o espírito de toda uma nação. Por entre o desespero e a perda, um grupo de homens e mulheres deu o melhor de si para salvar um dos maiores símbolos de Paris. E pela amostra, é como se estivéssemos nos andaimes, junto das gárgulas, no meio das chamas, indefesos, relutantes, convictos.

Monstros Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, Salgueiro Maia – O Implicado, Os Mauzões e O Homem do Norte são distribuídos pela Cinemundo.
A Cidade Perdida, Tudo Em Todo o Lado Ao Mesmo Tempo e Notre-Dame Em Chamas são distribuídos pela NOS Audiovisuais.
O Peso Insuportável de um Enorme Talento e Perigoso são distribuídos pela PRIS Audiovisuais.
Flee – A Fuga é distribuído pela Films4you.

Leave a Reply

%d bloggers like this: