Passatempos Online

Home » News » Em Maio de 2022, nos Cinemas portugueses…

Em Maio de 2022, nos Cinemas portugueses…

O Cinema tarda em entrar em velocidade cruzeiro… mas é apenas porque está já em velocidade supersónica! Bem, pelo menos este mês.

É só mais para o fim do mês, mas o regresso de Tom Cruise com TOP GUN: MAVERICK é o grande atrativo deste mês. 35 anos depois do filme original, Pete Maverick volta a voar, com alguns antigos heróis (como Val Kilmer) e um grupo de jovens aspirantes com nomes como Miles Teller, Glen Powell ou Manny Jacinto. A adrenalina está nos píncaros e por muitos adiamentos que a pandemia possa ter provocado, o timing da estreia não podia parecer mais apropriado, face à atual conjuntura geopolítica. No ar ou em terra, não faltarão motivos para matar saudades e deixar-nos voar…

Mas se o mês termina a alta velocidade, começa com um não mesmo retumbante estrondo. A Marvel volta a dar cartas e deste vez não olha a meios. Agora que o Multiverso é inquestionável, nada como o entregar a DOCTOR STRANGE: THE MULTIVERSE OF MADNESS. Benedict Cumberbath assume-se como a figura central do início desta Phase IV – bem, pelo menos até Thor voltar do seu retiro espiritual – trazendo para as luzes da ribalta uma amargurada Wanda (Elizabeth Olsen), uma panóplia de novos vilões e, rezam as crónicas, uns quantos cameos sedentos por integrar o Marvel Cinematic Universe. Nada mais, nada menos do que Sam Raimi é o senhor que se segue atrás das câmaras, com uma visão bem mais tenebroso do que o habitual para a Marvel.

A série de culto e sucesso de bilheteiras com o filme original DOWNTON ABBEY está de regresso para novas aventuras com A NEW ERA no horizonte. Os britânicos mais sisudos e espirituosos que encantaram multidões por todo o mundo durante anos, apostam em pleno na 7ª arte com mais uma grande produção e a ousadia de trocar o seu palacete no Hampshire por uma mansão na Cotê d’Azur. As mais impensáveis peripécias desta família tipicamente britânica, voltam para entreter e os espectadores e dar a conhecer um pouco desse lendário humor britânico. Maggie Smith volta a liderar um elenco com todos os habitués da série e algumas surpresas sobre a forma de Dominic West ou Hugh Dancy.

Com o passar dos anos e enquanto vai tirando proveito da sua veia de action hero, Liam Neeson tem conseguido unir ao seu particulary set of skills uma preocupação em não esconder que os anos efetivamente passam. Em MEMORY, desta vez às ordens de Martin Campbell (Casino Royale), o calmeirão norte-irlandês encarna um assassino em série que ciente dos seus lapsos de memória e aparente escalada de demência, decide corrigir alguns dos erros de toda uma vida dedicada ao crime e aos ajustes de contas. Só que, desta vez, Alex Lewis age por sua própria iniciativa, obrigando o agente que o persegue (Guy Pearce) a “correr muito” para o conseguir acompanhar.

Há coincidências felizes. Depois de vários adiamento, EIFFEL está preste a estrear precisamente neste mês de Maio… em que a Tour está mesmo aqui ao lado. A história da Gustave é já de si suculenta, mas quando lhe juntamos os bastidores da construção da emblemática torre com o seu nome e fragmentos da sua vida pessoal, o filme de Martin Bourboulon tem todos os condimentos para cativar a atenção de todos, sejam eles ou não, eternos amantes da cidade luz. Romain Duris dá vida ao protagonista de um filme que promete dar outro encanto aos nossos passeios turísticos pela capital francesa e pelas memórias de um dos mais fascinantes figurantes da história do século XIX.

A preocupação ecológica tem sido cada vez mais um dos temas charneira do cinema de animação, multiplicando-se das mais diversas formas e dos mais diferentes feitios. A própria Amazónia não será propriamente uma estreia nesse capítulo, porém este AINBO: SPIRIT OF THE AMAZON parece realmente trazer consigo uma autenticidade e cuidado que faz deste filme peruano, uma bela oportunidade para conhecer um pouco melhor esse fascinante paraíso e, obrigatoriamente as suas reivindicações, angústias e preocupações. Uma viagem pelos recantos únicos dessa vasta floresta, na companhia de um quarteto de improváveis e exóticos heróis!

O Cinema espanhol tem vindo a ganhar o seu espaço nas salas portuguesas, ainda que sem a abrangência e frequência de outras origens europeias (como o britânico, o francês ou mesmo o nórdico). SENTIMENTAL é uma bela oportunidade para contactar com essa realidade aqui tão próxima, num filme sem complexos ou meias palavras, em que um casal de meia idade algo sisudo confronta num animado – e bem regado – jantar os seus vizinhos do prédio, bem mais extrovertidos e ativos (se é que me faço entender). E é quanto basta – 4 pessoas e um apartamento – para construir uma narrativa suculenta e apimentada, sobre os hábitos, os receios e a desenvoltura em torno de temas tão apimentados como a sexualidade, o sexo ou as relações sexuais. Cesc Gay (do ternurento Truman) realiza.

De Espanha para França, mas ainda no género ligeiro. MAISON DE RETRAITE é a nova comédia protagonizado por Kev Adams, um dos nomes sonantes da atual comédia francesa e mais um caso de sucesso nas bilheteiras francófonas. No filme de Thomas Gilou, ele interpreta o papel de um jovem a braços com a justiça que é condenado a serviço comunitário num lar para idosos. Ultrapassado o inevitável choque cultural e geracional entre as partes, ele tornar-se-á parceiro das aventuras dos mais experientes, sedentos por encontrar na casa de repouso um cúmplice para os seus planos mirabolantes. Com Gerard Depardieu, Antoine Duléry e Daniel Prévost.

Kogonada. O nome pode parecer estranho à generalidade dos espectadores nacionais, mas o realizador sul-coreano promete deixar a sua marca. Em AFTER YANG, a ficção científica e a inteligência artificial são apenas o mote para um ensaio sobre as relações humanos e os pequenos detalhes que nos separam (ou talvez não!) de meros robots. Colin Farrell e Jodie Turner-Smith protagonizam esta história sobre uma família e o seu robot doméstico, fiel companheiro da sua filha, que de um dia para o outro deixa de funcionar e os deixa perdidos pela sua ausência. 

É uma daquelas histórias que se não fosse verdade, seria quase impossível de acreditar. Um judeu, em plena II Guerra Mundial, é enviado para um campo de concentração onde lhe resta pouco mais do que esperar o seu fim eminente. Até que o jovem se faz passar por persa e começa a ensinar farsi ao diretor do campo. Há medida que vai inventando novas palavras para compor o seu “novo” idioma, Gilles vê aumentar a desconfiança do alemão e com isso o risco de ser apanhado! Realizado por Vadim Perelman, PERSIAN LESSONS conta com Nahuel Pérez Biscayart e Lars Eidinger nos principais papéis.

Downton Abbey: Uma Nova Era, A Memória de um AssassinoEiffel e Ainbo: Espírito da Amazónia são distribuídos pela Cinemundo.
Top Gun: Maverick, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, A Vida Depois de Yang e As Lições de Persa são distribuídos pela NOS Audiovisuais.
Sentimental é distribuído pela PRIS Audiovisuais.
Casa de Repouso é distribuído pela Films4you.

Leave a Reply

%d bloggers like this: