Passatempos

Home » News » Em junho de 2022, nos Cinemas portugueses…

Em junho de 2022, nos Cinemas portugueses…

Por muita admiração que tenhamos (e TEMOS!) pela pré-história e por um ou outro dinossauro em particular, o mês pertence essencialmente ao futuro… e mais além! Em tons de amarelo banana, se me faço entender…

Depois do sucesso intergalático de Despicable Me, a Illumination apostou forte em “bananas” e viajamos aos primórdios dos minions numa prequela inspiradora e altamente divertida. Pois bem, chega a vez do 2º capítulo, com os mesmo protagonistas, Kevin, Stuart e Bob à cabeça e um ligeiramente mais crescido e omnipresente Gru, nos primórdios da sua malvadez. MINIONS: THE RISE OF GRU promete arrebentar a escala e trazer de volta às salas de Cinema os mais novos e as famílias.

Mas não veem sós. Um par de semanas antes, LIGHTYEAR dará nova vida ao boneco intergalático mais famoso da (toy) história, numa reimaginação do herói que serviu de inspiração a Buzz. Num filme a lembrar muito a fantástica atração dos Parques Disney, a Pixar dá-nos tudo o que queríamos e não estávamos à espera. Um novo herói (com a voz de Chris Evans, na versão original) para admirar e vibrar fruto de uma sábia mistura de ação, aventura, humor e uma tremenda paixão por cross-selling. E será, seguramente, apenas o (re)começo de algo mágico!

Se uns estão a estrear-se, outros estão definitivamente de despedida. JURASSIC WORLD: DOMINION, marca o fim de uma saga iniciada há quase 30 anos por Steven Spielberg. O 6 capítulo promete mais respostas do que perguntas, numa série que redefiniu a forma como vemos o nosso mundo e que nos prepara um desenlace sensacional para a apaixonante viagem dos dinossauros no planeta Terra. Para tal, o regressado Colin Trevorrow não se poupou a esforços e para além de Chris Pratt e Bryce Dallas-Howard, o filme conta ainda com o trio maravilha da saga composto por Laura Dern, Sam Neill e Jeff Goldblum para uma última aventura.

Por falar em dinossauros consagrados, ELVIS. O ícone maior da música tem direito a mais uma bela homenagem pelos olhos do seu fiel manager e protetor, o Coronel Tom Parker. Tom Hanks dá vida ao controverso agente que descobriu o talento do jovem Presley, enquanto o praticamente desconhecido Austin Butler prepara-se para apresentar a sua candidatura aos Oscars, no papel do lendário cantor. Estão garantidos alguns dos momentos mais marcantes da carreira e vida do jovem do Mississippi, assim como todos os seus maiores sucessos. E quando a própria neta do artista, dá o seu aval à obra de Baz Luhrmann, o céu é o limite.

Já que enveredamos pelas histórias verídicas, regressemos à sempre fascinante e cinematográfica II Guerra Mundial, pela mão do imortal Ian Fleming. Não, não estamos a referir-nos ao próximo capítulo da saga 007, mas a OPERATION MINCEMEAT, o retrato verídico de uma das mais audaciosas e brilhantes missões de contra-espionagem da História (militar). Com o próprio Fleming como um dos protagonistas da vida real, um pequeno grupo de espiões ao serviço de Sua Majestade montou um elaborado esquema de desinformação, para iniciar a reconquista do Mediterrâneo por parte das tropas aliadas. John Madden realiza, um filme protagonizado por Colin Firth, Matthew Macfadyen e Johnny Flynn.

Mudamos de registo, mas mantemos a intensidade no máximo. THE BLACK PHONE é um daqueles filmes de terror à moda antiga com um protagonista bem conhecido, Ethan Hawke, a fazer o papel de vilão. Um terror bem mais psicológico do que visual, fruto de um argumento astuto e uma realização bem acima da média pela mão de Scott Dickerson (Doctor Strange). No filme, um raptor de crianças, é surpreendido quando a sua mais recente “presa” tem a capacidade para comunicar com as suas anteriores vítimas. Para nos fazer saltar da cadeira… e não só!

Depois do tsunami e do terramoto, a Noruega oferece-nos o desastre ambiental. NORDSJØEN é a sequela não oficial (ainda que da responsabilidade dos mesmos produtores) de Bolgen e Skjelvet os dois filmes catástrofe noruegueses que atraíram público e crítica ao destruírem a gélida Oslo. Desta vez as perfurações petrolíferas no campo de Ekofisk dão o mote para mais destruição e arrepios com idêntica expectativa de competência e dedicação. Cinema europeu do melhor… e sem qualquer exagero.

Mantemos a tónica no velho continente mas agora com uma figura um figurão bem mais conhecido. Omar Sy é por estes dias a maior figura do Cinema francês, fruto de um talento e uma versatilidade ímpares. Em POLICE um trio de agentes é confrontado com as suas dúvidas e fidelidades quando o simples repatriamento de um emigrante ilegal parece esconder algo bem mais perigoso e revelador. Anne Fontaine (Coco Avant Chanel) realiza.

O italiano Uberto Pasolini assina um filme portentoso sobre um pai viúvo a quem são diagnosticados poucos meses de vida, nos quais ele se propõe a encontrar a família “certa” para o seu filho. James Norton e Daniel Lamont, nos papéis de pai e filho, protagonizam esta história comovente mas honesta com uma incrível cumplicidade e o não menos importante bom gosto do seu realizador. Estreado no Festival de Veneza de 2020, NOWHERE SPECIAL tem realizado um percurso impecável no circuito dos festivais e promete agora tocar os espetadores portugueses.

Se o mês é realmente dedicado ao cinema de animação, terminamos como começámos. MARMADUKE é um cachorro de grande dimensão e uma terrível queda para fazer asneiras. Não bastasse o Grand Danois acaba num concurso para escolher o melhor cão… se ao menos ele tivesse a mínima ideia de como isso se faz. Cinema ligeiro, para ver com a pequenada, porque se o cão é o melhor amigo do homem, um filme com cães é um tiro irremediavelmente certeiro.

Minions 2 – A Ascenção de Gru, Mundo Jurássico: Domínio, Elvis e O Telefone Negro são distribuídos pela Cinemundo.
Buzz Lightyear, Operação Secreta e Turno da Noite são distribuídos pela NOS Audiovisuais.
Sempre Perto de Ti é distribuído pela PRIS Audiovisuais.
Mar do Norte é distribuído pela Films4you.
Marmaduke é distribuído pela Big Pictures Films.

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply