Em setembro de 2022, nos Cinemas portugueses…
Finalmente! Meses depois – ou mesmo anos! – o Cinema volta a apostar em registos mais maduros e diversificados, saltando de comédias românticas para filmes de ação, de dramas familiares para thrillers intensos. Apetece dizer: Cowabunga motherfuckers!!
Iniciamos pelo Bali, na companhia de George Clooney e Julia Roberts… enquanto os dois tentam atrapalhar o “repentino” casamento da sua filha, ao mesmo tempo que lidam (da melhor forma possível) com o seu divórcio pouco amigável. TICKET TO PARADISE volta a reunir – pela 6ª vez – os dois nomes grandes de Hollywood para uma comédia romântica cheia tropicalismo, bicadas bem afiadas nos respetivo egos e o cuidado de Ol Parker para entreter os espetadores da forma mais adocicada possível.
Seguimos para o Panamá onde Mel Gibson tenta iniciar uma revolução. Após uma longa travessia do deserto e uns quantos filmes série B de trazer por casa, o ator de Braveheart ou Lethal Weapon está de regresso às luzes da ribalta. PANAMA pode não parecer muito mais do que um filme série B mas traz algo de fresco e atual… mesmo retratando uma realidade com mais de 30 anos. Inspirado em factos verídicas, o filme de Mark Neveldine desvenda um pouco da intervenção norte-americana na revolução daquele país carabineiro.
Passamos agora pelo Japão, para mais uma história verídica. Quando o fotógrafo de Guerra, W. Eugene Smith, chegou a MINAMATA estava longe de compreender o alcance do desastre humanitário que iria encontrar. Durante décadas as águas da baía foram contaminadas com mercúrio, facto encoberto por autoridades e indústrias, apesar das denúncias da população local. Até que um consagrado fotógrafo norte-americano a cargo da revista Life, chegou para retratar os acontecimentos… e se juntar à causa dos ambientalistas. Johnny Depp protagoniza!
Seguimos para Elba, Idris Elba. Em dose dupla, o ator inglês abre o mês com uma parceria de luxo, Tilda Swinton e George Miller (Mad Max). THREE THOUSAND YEARS OF LONGING é, à partida, a mera recriação da mítica história das “mil e uma noites”, na qual o génio da lamparina concede três desejos a quem o liberta. Mas a visão do mítico realizador é obrigatoriamente distinta e única, e entre a fantasia, o drama e o romance, podemos realmente estar perante uma das pérolas desta rentrée.
Elba é também o protagonista de BEAST, numa temática frequente nos últimos anos na 7ª arte, em que os humanos se deparem – com poucas ou nenhumas hipóteses de sucesso – com alguns dos maiores predadores felinos da Terra. Desta vez um pai de família vê se encurralado por um leão sedento de “vingança” durante um banal passeio pela savana. Baltasar Kormákur (Everest, 2 Guns, Adrift) realiza, num filme que conta ainda com Sharlto Copley num dos principais papéis. Falta só mesmo saber que é realmente o… rei da selva!
Vamos agora para… parte incerta. Numa comunidade remota, onde tudo parece imaculado, a vida de Jack e Alice não podia ser mais glamorosa… até que a jovem começa a duvidar de tanta perfeição. Sem autoridade para questionar o seu marido ou os seus colegas, a jovem irá desafiar tudo e todos quando uma das esposas aparece estranhamente morta. Estaremos realmente prontos para desvendar o mistério em torno de DON’T WORRY DARLING? Olivia Wilde regressa ao papel de realizadora depois do sucesso indie Booksmart, num filme que conta com Florence Pugh, Harry Stiles e Chris Pine como protagonistas! E há quem fale em Oscars…
Já que a temporada dos prémios veio à baila, avançamos para aquele que promete vir a ser uma das grandes revelações deste ano. GOOD LUCK TO YOU, LEO GRANDE é, sem rodeios, um filme maduro, sincero e apimentado sobre os prazeres da vida e a coragem para os conhecer. Emma Thompson no papel de uma professora reformada que pretende descobrir a sua sexualidade, depois do falecimento do seu marido, parece ser a cliente ideal para Daryl McCormack. É assim que Nancy conhece Leo Grande, e o resto é… sexo!
Voltamos a viajar. Para França, desta vez. Iniciamos com o inocente e corajoso VAILLANTE, um filme de animação sobre uma menina nova iorquina que ambiciona ser bombeiro. Produzido em França, esta animação para toda a família, tem como cenário a efervescente cidade de Nova Iorque, em plenos anos 30, do século passado. A jovem, filha do comandante da corporação, sonha ser bombeiro desde pequenina mas aparentemente há um regulamento que não lhe permite. O que apenas quer dizer que a pequena Georgia terá de arranjar uma maneira (e um disfarce) para se inscrever na corporação!
Continuamos por terras francófonas, para uma acutilante comédia de costumes, sobre uma família disfuncional (quem não tem uma?)! Perante as incertezas da vida, Anna vê-se forçada a regressar a casa dos pais, mas desta vez para lá viver juntamente com o seu namorado. Porém, já em idade de reforma, o pai fraterno e a mãe manipuladora, tudo farão para que eles se sentiam bem vindos… desde que CHACUN CHEZ SOI. Michèle Laroque realiza e protagonista esta comédia francesa sobre a improbabilidade de 2 casais coabitarem.
Terminamos em Berlim ou bem lá perto. O ano é 1942 e os anfitriões, Reinhard Heydrich e Adolf Eichmann, conhecido como o arquiteto da solução final. Neste reunião magna das SS Nazis, foi decidida a forma de implementar o plano diabólico de Hitler para exterminar os judeus. Todos os detalhes foram acertados ao longo de 90 minutos, ainda antes do pequeno almoço. Aquela que ficou para a História como a mais terrível reunião da história da humanidade é retratada num misto de relato histórico e ficção em DIE WANNSEEKONFERENZ.
Coração de Fogo, Não te Preocupes Querida, Bilhete para o Paraíso, Panamá e A Besta são distribuídos pela Cinemundo.
Três Mil Anos de Desejo e Boa Sorte, Leo Grande são distribuídos pela NOS Audiovisuais.
A Conferência e O Fotógrafo de Minamata são distribuído pela Films4You.
Casa um na Sua Casa é distribuído pela PRIS Audiovisuais.