Passatempos

Home » News » Em dezembro de 2022, nos Cinemas portugueses…

Em dezembro de 2022, nos Cinemas portugueses…

Em plena época natalícia, o Cinema continua a oferecer-nos presentes, a cada semana. Os mais belos exemplares deste mês estão aqui. Alguns pró menino outros para a menina. Uns para os petizes e outros para os graúdos. Bons momentos para todos!

13 anos depois, James Cameron pode finalmente concretizar o seu projeto megalómano de acrescentar 2 (ou 3) sequelas ao maior sucesso de sempre da história do cinema. AVATAR: THE WAY OF WATER leva-nos de volta a Pandora, o místico planeta onde os humanos tentam finalmente encontrar a necessária paz com os Na’vi. Jack e Neytiri são agora uma família e há todo um planeta (subaquático) por explorar. Como se as expectativas pudessem ser mais elevadas…

45 anos, foi quanto tempo levou Steven Spielberg para fazer THE FABELMANS. O filme autobiográfico acompanha o percurso inicial de um dos maiores cineastas de todos os tempos. Desde tenra idade o jovem Sammy foi levado pela magia do Cinema e à medida que as suas produções iam ganhando mais recursos, o seu imenso talento ia transparecendo a cada frame. Mas esta não é apenas uma história real, é também uma sentida homenagem à magia do Cinema.

E porque estamos em plena época natalícia, nada como aproveitar o que de melhor o Cinema tem para nos oferecer. VIOLENT NIGHT está a anos-luz de ser o típico filme de Natal – aparentemente essa responsabilidade foi transferida para os canais de stream – mas David Harbour consegue ser um Pai Natal perfeito! Nesta thriller de ação natalício, Tommy Wirkola exagera na dose, mas o resultado final compensa, e muito, os momentos mais grotescos. Santa Claus is coming  to town, Yippee-ki-yay motherfucker style!

Luca Guadagnino irrompeu pela estratosfera do Cinema, com o sentido Call Me By Your Name, filme multi premiado que contava com Timothée Chamalet num dos principais papéis. O jovem ator nova-iorquino repete a presença, desta vez ao lado de Tayllor Russell e com um filme nos antípodas do anterior. Bem, o amor, a loucura e o desejo continuam bem presentes mas BONES AND ALL é sobre um jovem casal que para além da paixão um pelo outro, tem algo mais em comum, a sede por comer outros humanos. Para quem tiver estômago, ao que parece estamos perante um dos melhores filmes do ano!

Para aliviar a tensão, aventuramos por paisagens idílicas e um casamento perfeito. Bem para Jennifer Lopez e Josh Duhamel tudo parecia estar a correr às mil maravilhas, até que um grupo de terroristas decide tomar como reféns todos os habitantes da ilha paradisíaca onde o casamento se ia realizar. Entre mal entendidos, gargalhadas e uma descontraída dose de ação, os dois protagonistas prometem entretenimento de grande qualidade e uma química deliciosa em SHOTGUN WEDDING.

10 anos depois do primeiro filme a solo, THE PUSS IN BOOTS: THE LAST WISH marca o regresso o gatinho mais assanhado do mundo do Cinema. Dado a conhecer na saga SHREK, Puss ganhou vida própria… bem, pelo menos até perder as suas 8 primeiras vidas. Reformado e desmoralizado, o Gato aceita um último desafio para recuperar a sua alegria de viver. Para isso terá de contar com a ajuda de Kitty Softpaws e uma legião de outros malandrecos que não são propriamente muito fãs das travessuras passadas do prendado gato.

Kaomi Ackie é Whitney Houston em I WANNA DANCE WITH SOMEBODY. A premissa parece bastante ambiciosa ou não estivéssemos perante uma das maiores divas de sempre da música pop, mas a incrível história da cantora tem todos os condimentos para se tornar num imediato sucesso cinematográfico. É esse o objetivo final de Kasi Lemmons e seguramente o merecido legado para as novas gerações, da vida e obra de uma extraordinária artista que nos deixou cedo demais!  

Ainda que longe das luzes da ribalta, Russell Crowe continua a agraciar-nos aqui e ali com um ou outro desempenho acima da média. POKER FACE parece talhado para recuperar algum desse élan com um thriller recheado de surpresas e reviravoltas, onde a linha que separa o herói do vilão parece ser realmente imperceptível. No filme realizado pelo próprio, Russell desempenha o papel de um desesperado e vingativo homem que convida os seus amigos para uma última partida de poker em sua casa. Mas o expectável acerto de contas, transforma-se numa história de sobrevivência quando a casa é assaltada, obrigando os amigos a unir esforços uma última vez. O filme conta igualmente com Liam Hemsworth, MZA, Elsa Pataki e Jack Thompson nos principais papéis.

Num percurso muito semelhante encontramos Ralph Fiennes. O veterano ator britânico é o chef responsável por THE MENU, num filme que conta ainda com Anna Taylor-Joy e Nicholas Hoult. O jovem casal aventura-se num exclusivo restaurante, para uma refeição digna dos deuses. Porém, entre anfitrião, convidados e empregados forma-se uma estranha conexão com um final imprevisível e mordaz… para não dizer mortífero!

Fechamos com CORSAGE. A história da imperatriz Sissi dava seguramente um vários filmes! Este é um deles! Protagonizado por Vicky Krieps – num dos melhores desempenhos do ano – o filme acompanha um ano da vida da lendária monarca, numa altura em que a sua admirada beleza e jovialidade começavam a ser questionadas, na eminência do seu quadragésimo aniversário. Mais lírico que factual, o filme de Marie Kreutzer aborda os costumes e prazeres de uma figura à frente do seu tempo num reino (o austro-húngaro) à beira da decadência, com um tom ácido mas igualmente bem humorado!

Avatar: O Caminho da Agua, O Menu, Os Fabelmans e Poker Face são distribuídos pela NOS Audiovisuais.
O Gato das Botas – O Último Desejo, Noite Violenta e Ossos e Tudo são distribuídos pela Cinemundo.
Corsage – Espírito InquietoShotgun Wedding – Casamento Explosivo são distribuídos pela PRIS Audiovisuais.
I Wanna Dance with Somebody é distribuído pela Big Picture Films.

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply