Passatempos

Home » News » Em fevereiro de 2023, nos Cinemas portugueses…

Em fevereiro de 2023, nos Cinemas portugueses…

Voltamos aos nossos destaques, em plena temporada dos prémios. Mas não só de Oscars vive este mês de fevereiro. Aliás…

O mês marca o regresso da Marvel às luzes da ribalta. E se Wakanda Forever juntava a emoção aos super-heróis em construção, ANT-MAN AND THE WASP: QUANTUMANIA explora o lado mais sério da mais bem humorada personagem dos Avengers, ao mesmo tempo que nos apresenta o novo super-vilão do MCU. Paul Rudd e Evangeline Lilly irão deparar-se com Jonathan Majors… e uma nova Phase está prestes a despontar. Peyton Reed volta a realizar e o futuro é risonho!

Bem, mas se estamos a falar de prémios temos, obrigatoriamente, de viajar até à Irlanda para conhecer os ex-melhores amigos Collin Farrell e Brendan Gleeson em THE BANSHEES OF INISHERIN. Martin McDonagh (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri) volta a trabalhar com a esta fantástica dupla de atores irlandeses 15 anos depois de In Bruges e o resultado vem rotulado de arrebatador. A história parece simples, mas o desenlace promete ser extraordinário! Pelo caminho vamos vivenciando o quotidiano de uma típica vila irlandesa, até…

Voltamos a saltar para o Cinema de entretenimento, mas mas carregado e assustador. M. Night Shyamalan assina aquele que vem sendo anunciado como o seu melhor registo dos últimos anos. KNOCK AT THE CABIN explora a incomensurável questão colocada por 4 estranhos a um casal e à sua pequena filha, obrigados a escolher qual deles irá salvar a humanidade do seu extermínio. Dave Bautista, Nikki Amuka-Bird Rupert Grint e Abby Quinn formam o quarteto mais assustador deste início do ano, e só podemos esperar por (mais) um momento mágico do “ilusionista” de Philadelphia!

TÁR volta a demonstrar o enormíssimo talento de Cate Blanchett, naquele que vem rotulado como um dos maiores desempenhos do ano. A vencedora de dois Oscars interpreta a lendária maestra alemã, Lydia Tár num retrato vívido e eletrizante de um dos nomes maiores da música clássica e uma das primeiras mulheres a assumir a direção de um orquestra nacional. Todd Field (In the Bedroom) volta às luzes da ribalta 16 anos depois de Little Children e logo com a tripla nomeação ao Oscar de Melhor Filme, Realizador e Argumentista.

Voltamos a alternar de registo, desta vez com algo mais sensual e apimentado. Steven Soderbergh e Channing Tatum fecham a trilogia com MAGIC MIKE’S LAST DANCE num novo filme de perder o fôlego. Neste novo desafio Salma Hayek veste a pele de mentora, musa e produtora do espetáculo do West End que pretende acabar de uma vez por todas com preconceitos e misoginias. A história de perseverança e superação acompanha o enredo do filme, mesmo que todas as atenções estejam centradas nos dotes dançarinos (e não só) dos moços musculados! Entretenimento em estado puro.

A temporada dos Oscars de 2023 ficará na memória de todos nós, inevitavelmente, pela nomeação de ICE MERCHANTS de João Gonzalez para o prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação. A história de pai e filho que saltão de paraquedas todos os dias para vender o gelo que coletam nas montanhas onde habitam é a primeira produção portuguesa – neste caso em co-parceria com o Reino Unido e França – a ser nomeada aos Oscars e, pela amostra, tem a magia da linguagem universal que encanta miúdos e graúdos…. nas Salas de Cinema portuguesas!

Voltamos a diversificar estilos, desta vez com o suspense e a tecnologia de MISSING, a pseudo-sequela do fenómeno de 2018, Searching. Tirando mais uma vez partido da omnipresença da tecnologia nas nossas vidas, a diferença é que agora, no filme de Nicholas D. Johnson e Will Merrick, é a filha a procurar pela mãe, através do seu rasto digital. Reconhecendo e de certa forma homenageando o seu antecessor, o filme explora novos caminhos e soluções na vastidão que se tornou a nossa pegada digital, mais uma vez fazendo transparecer a totalidade da narrativa pelos olhos dos nossos equipamentos eletrónicos.

O veterano Bill Nighy alcança a sua primeira nomeação aos Oscars com LIVING, o filme de Oliver Hermanus sobre um homem que perante a fatalidade da vida, decide abandonar convenções e hábitos sagradamente repetidos, nomeadamente o casa-trabalho-caso, para experienciar a vida de forma totalmente imprevisível. A obra do lendário Leo Tolstoy já foi anteriormente adaptada ao cinema pelo mestre Akira Kurosawa, tendo agora direito a uma versão inglesa que explora, tal como o seus antecessores, o verdadeiro sentido da vida de viver!

É um daqueles filmes que desperta alma e coração. STARS AT NOON é um thriller apaixonante, envolto em mistério e atração física entre uma jornalista norte-americana e um agente inglês que se vêm enrolados com a tensão militar e política da América Central. As estrelas em ascensão Margaret Qualley e Joe Alwyn formam este tórrido par de insuspeitos indivíduos com contatos pouco recomendáveis, numa Nicarágua recheada de perigos e interesses conflituosos. A conceituadíssima realizadora francesa, Claire Denis, realiza.

Fechamos o mês a toda a velocidade. O talentoso e omnipresente Frank Grilo interpreta Ferruccio LAMBORGHINI: THE MAN BEHIND THE LEGEND, neste biopic sobre o lendário construtor de automóveis, criador de uma das mais lendárias marcas de automóveis. Os seus duelos com a Ferrari, o seu percurso ímpar e os seus dissabores amorosos e profissionais, dão o mote para a obra de Bobby Moresco. O filme conta ainda com Mira Sorvino e Grabiel Byrne, no papel de Enzo Ferrari.

Os Espíritos de Inisherin, Viver, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e Lamborghini: O Homem Por Detrás da Lenda são distribuídos pela NOS Audiovisuais.
Tár, Batem à Porta, Magic Mike – A Última Dança Ice Merchants são distribuídos pela Cinemundo.
Stars at Noon – Paixão Misteriosa é distribuído pela PRIS Audiovisuais.
Missing – Desaparecida é distribuído pela Big Picture Films.

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply