Home » Estreias » “Antes de Vos Deixar (Before I Fall)” de Ry Russo-Young

“Antes de Vos Deixar (Before I Fall)” de Ry Russo-Young


Ainda há tempos, só para reavivar a memória, tivemos oportunidade de rever Groundhog Day, o mágico e nostálgico filme de Bill Murray em que um avarento jornalista vivia, até à exaustão, o famoso dia em que a marmota “decide” se a Primavera seria solarenga ou chuvosa.

Referência máxima do género, terá sido certamente uma das principais fontes de inspiração deste Before I Fall. A outra, terão sido as múltiplas adaptações de Young Adult Novels que têm vindo a invadir as nossas salas de cinema nos últimos anos.

Os YA filme não serão nenhuma descoberta da segunda década do século XXI, apenas um apropriado rebranding para denominar filmes como The Fault in Our Stars, Paper Towns (ambos nascidos de obras de John Green), Me Before You, The Perks of Being a Wallflower ou, de forma mais “distante”, os franchises Twilight, Hunger Games, Divergent ou Maze Runner.

Igualmente baseado num romance de grande sucesso – da autoria de Lauren OliverBefore I Fall faz um retrato seco e preciso de uma geração demasiado perdida em si mesma, liberal e espontânea mas simultaneamente preconceituosa e arrogante. Uma geração que tem todas as condições para crescer mas que, em muitos casos, se perde em egocentrismo e rituais de afirmação tão despropositados como inúteis.

Zoey Deutch é a narradora e protagonista deste filme. A jovem atriz de LA teve um ano de 2016 importantíssimo para a sua jovem carreira, estreando 3 comédias que a ajudaram, no mínimo, a tornar-se numa cara conhecida para os mais atentos. Assume agora, pela primeira vez, pleno protagonismo num filme sobre as diabruras e paixonetas do Secundário (ou High School norte-americano).

Samantha Kingston (Deutch) é popular, tem um namorado cobiçado e um grupo de amigas em quem pode confiar. Mas o seu mundo idílico irá, repetidamente, desabar no dia 12 de Fevereiro quando um acidente lhe tira…
Inicialmente relutante, Sam acabará por aceitar a necessidade de fazer algo diferente para que a sua vida e a dos que a rodeiam, possa seguir em frente. Aos poucos, irá conhecer melhor quem a rodeia, perceber as injustiças que cometeu e encontrar essa “nova” realidade que lhe permita seguir em frente… e abandonar essa fatídico dia 12.

Ligeiramente mais sério do que seria expectável, Before I Fall não se fica pelas angustias ou excessos da adolescência. A obra de Ry Russo-Young coloca o dedo na ferida em algumas das questões fundamentais da nossa atualidade social, obrigando a um certo período de reflexão e introspeção que cativará, sobretudo, os mais jovens (adultos).

Quanto a Zoey o seu percurso parece cada vez mais seguro. Depois de partilhar a tela com Zac Efron e Robert De Niro (Dirty Grandpa), James Franco e Bryan Cranston (Why Him?), ou trabalhar às ordens de Richard Linklater (Everybody Wants Some!!), a jovem atriz parece preparada para qualquer desafio.

Só não lhe ofereçam mais rosas, por favor.

 

Site
Trailer

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: