“O Bom Pastor/The Good Shepherd” de Robert De Niro
Será possível conhecer a realidade de uma das mais misteriosas organizações do Mundo através dos olhos de um dos seus primeiros “arquitectos”?
À partida a resposta a esta pergunta seria uma enorme interrogação. Depois de ver o filme ficamos com a sensação que apenas ficamos a conhecer a ponta do iceberg!
A história do filme, tal como já apresentada aqui na sua Antevisão, acompanha Edward Wilson (Matt Damon) e a sua influência na criação da famosa e temida agência secreta norte-americana, a CIA.
Porém, não se trata apenas de um filme de espiões. A vida pessoal e familiar de Wilson é retratada no filme de forma segura e concisa, demonstrando os sacrifícios que teve de assumir deviso à essa opção. Nesse capítulo será importante realçar o desempenho de Angelina Jolie, no papel de sua mulher e mãe do seu filho, num registo bastante distinto do que estamos habituados a vê-la mas, nem por isso, de menor qualidade.
Importante também de referir a presença de um conjunto invejável de actores veteranos, Alec Baldwin, William Hurt, Michael Gambon e o próprio Robert De Niro, ajudando a transmitir uma dimensão e profundidade fundamentais no filme.
Não será uma propriamente obra-prima mas não deixa de ser um interessante e cativante!