Passatempos

Home » Estreias » “Ultimato Bourne (The Bourne Ultimatum)” de Paul Greengrass

“Ultimato Bourne (The Bourne Ultimatum)” de Paul Greengrass


Por ventura a trilogia mais apreciada pela crítica nos últimos anos!
Parece ser quase unânime a opinião de que Bourne é a pedra no charco onde residem todos os filmes de acção/espiões e todas as sequelas que invadem os nossos cinemas actualmente.

Interessante, ou talvez não, acabo por não compartilhar com todo esse entusiasmo exacerbado!
Não me interpretem mal, gostei imenso do cinema que fecha com “chave de diamantes” uma das trilogias mais atractivas e cativantes dos últimos 15 anos, porém não me parece que esteja a anos luz de filmes como Spider-Man 3 ou Ocean’s Thirteen como muitos parecem fazer crer!

Deixemo-nos de comparações e falemos então de Bourne Ultimatum.
Matt Damon regressa pela terceira vez a uma das personagens que mais reconhecimento lhe trouxe no mundo do cinema e que mais contribuíu para o seu estatuto actual (vide Forbes).
A momentos parece inverosímil encontrar alguém tão “frágil” a interpretar um agente tão duro e eficaz mas, para mim, é nesta dicotomia que reside a principal atracção da personagem. Só mesmo Damon poderia fazer de Jason Bourne uma estrela!

Para além de Joan Allen e Julia Stiles, desta vez atravessam-se no caminho do super agente David Strathaim, o obscuro chefe de uma unidade especial da CIA e Albert Finney num papel revelador perante os dilemas de Bourne. Para além do desenrolar da história, não faltam ao filme cenas de acção bem delineadas e bem protagonizadas, dando total credibilidade a um enredo que facilmente se poderia tornar numa “feira das vaidades” dos efeitos especiais. Aqui é forçoso destacar o papel de Paul Greengrass (responsável em 2006 pelo vibrante Voo 93/United 93), cuja realização transmite um ritmo e uma trepidação (literalmente!) invejáveis, mantendo, contudo, um realismo “quase” inquestionável.

Muitas séries vão perdendo fulgor com o passar dos capítulos, simplesmente porque não existe muito para contar. O “segredo” de Bourne é que a história tem um início, um meio e um fim. E tal como começou, a série Bourne, termina em grande estilo!

Site Oficial
Trailer Pt

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply