Passatempos Online

Home » Estreias » “A Bússola Dourada (The Golden Compass)” de Chris Weitz

“A Bússola Dourada (The Golden Compass)” de Chris Weitz

Depois do sucesso mundial alcançado pela saga The Lord of the Rings, várias têm sido as tentativas de criar/apresentar um “produto” igualmente apelativo. A meu haver não será fácil voltarmos a ter tão elevado nível de interesse, qualidade e antecipação numa só obra. Mas isso apenas o futuro o dirá…

Entretanto a New Line Cinema, produtora que atingiu o seu pico precisamente com a já referida série, tenta agora a sua vez, ao adaptar para o cinema a trilogia literária de Philip Pullman, His Dark Materials, cujo primeiro capítulo se intitula Northern Lights, mas que nos EUA assumiu o título de The Golden Compass.

Não bastasse a fama da obra literária, a produtora tratou de encontrar um elenco à medida para mais esta adaptação. Nicole Kidman, Daniel Graig e Eva Green (protagonistas do último James Bond) e, ainda, o veterano Sam Elliot (Ghost Rider) e a estreante e talentosa Dakota Blue Richards dividem o protagonismo nesta aventura vivida num Mundo paralelo ao nosso em que a alma de cada pessoa assume a forma de um animal e a acompanha lado a lado.

Passo a esclarecer.
A acção desenrola-se num mundo paralelo ao nosso mas com algumas diferenças sui generis. Para além da já referida materialização da alma de cada um, temos ainda bruxas voadoras, ursos polares com uma hierarquia bem definida e com a habilidade para falar como humanos, tecnologia avançadíssima em alguns campos ainda que noutros seja bastante rudimentares, e ainda uma Bússola Dourada que permite ver e prever aquilo que o seu dono desejar.

É portanto neste novo Mundo que nos deparamos com Lyra Belacqua (Blue Richards) uma jovem menina com sérios problemas em respeitar a autoridade e com uma habilidade e coragem extremas que lhe permitem sair das alhadas em que se mete; o seu tio, Lord Asriel (Craig), um investigador que ameaça questionar muitos dos dogmas instituídos por uma sociedade oculta denominada por Magisterium; a bela e enigmática Mrs. Coulter (Kidman) cujos intentos rapidamente serão desvendados; e Lee Scoresby (Elliot) e Serafina Pekkala (Green) dois dos amigos que se juntaram a Lyra nesta fantástica aventura.

Demorei alguns dias a escrever o meu comentário para melhor poder digerir o que tinha visto. Quando entrei na sala de cinema estava à espera de algum bem diferente. Uma aventura para crianças/adolescentes bem regada por elevadas doses de fantasia. Porém, o filme destina-se a um público ligeiramente mais maduro. Questões tão profundas como a liberdade de pensamento e de expressão são aqui brilhantemente colocadas, ainda que “embrulhadas” (aproveitando o espírito natalício) num mundo de fantasia e de aventura bastante cativante.

Depois de finalmente percebermos onde de facto estamos o filme termina, deixando-nos com uma curiosidade e uma ânsia extrema, pois queremos descobrir para onde esta aventura nos levará.

Para já resta-nos esperar!
Venham daí os próximos capítulos, só depois poderemos afirmar sem reservas se a aventura de facto existem ou se tudo não passa de uma cuidada campanha de marketing.

Site Oficial
Teaser
Teaser 2
Trailer Pt
Trailer 2

Leave a Reply

%d bloggers like this: