“Vista pela Última Vez…(Gone Baby Gone)” de Ben Affleck
5 estrelas!
– Ben Affleck como realizador.
– O autor Dennis Lehane (responsável, também, pela obra que deu origem a Mistic River).
– Cassey Affleck confirmando-se como um actor acima da média, no ano em que obteve a sua 1ª nomeação por The Assassination of….
– A dupla de veteranos Ed Harris e Morgan Freeman – óptimos complementos para qualquer filme acima da média.
– A nomeação de Amy Ryan para o Oscar de Melhor Actriz Secundária.
Com tudo isto o melhor que o marketing da distribuidora conseguiu fazer foi deixar passar a imagem que este era o tal filme da menina desaparecida que seria parecida com a Maddie. Infeliz país este onde vivemos!!
Claro que é impossível negar as semelhanças físicas entre as duas crianças mas o filme é muito mais do que isso. A complexidade da história imaginada por Lehane é de uma riqueza incrível e a sua conclusão não menos brilhante. A cada passo ficamos com uma ideia uma imagem diferente do que terá acontecido, todas elas possíveis, todas elas lógicas, todas elas dolorosas!
Depois do desaparecimento da criança a sua tia contrata uma dupla de jovens detectives particulares (Cassey Affleck e Michelle Monaghan) para ajudar nas investigações da polícia. Rapidamente ficamos a saber que mãe da criança (Amy Ryan) está longe de ser um exemplo de pessoa. Entretanto a polícia (Morgan Freeman e Ed Harris) não parece muito contente com a presença do jovem casal mas entre a astúcia de uns e a casmurrice dos outros a história vai sendo exposta com uma subtileza e precisão intocável, contudo deixando sempre alguns escombros pelo caminho.
Dificilmente Ben Affleck poderia ter esperado uma melhor recepção para à sua estreia como realizador. Depois de alguns projectos menos felizes como protagonista o eterno amigo de Matt Damon poderá ter encontrado atrás das cãmaras a sua verdadeira vocação!
Não chega a ser perfeito mas é com certeza uma das boas surpresas deste ano superando solidamente as expectativas criadas em seu redor. Passando por aqui, também , um pouco da explicação para 5 pipocas atribuidas.
Numa palavra: RECOMENDADO!
Este filme foi uma boa surpresa… não que já nao esperasse que tivesse uma história ternurosa, mas simplesmente nao esperava que fosse um filme tão cativante!No final ficamos a pensar na vida, nas decisões que tomamos e se realmente aquilo que é mais correcto será o melhor?!