“Slumdog Millionaire” de Danny Boyle
Mais de um mês (e diversos filmes de qualidade) ainda nos separa da estreia, em Portugal, de Slumdog Millionaire.
Mas quando um filme arrebata 4 Golden Globes (incluíndo Melhor Argumento, Realizador e Filme-Drama), parece-me urgente fazer a sua antevisão!
Realizado pelo improvável Danny Boyle, famoso por filmes bem mais pesados como Trainspotting, 28 Days Latter ou, o ligeiramente mais soft, Sunshine, o filme marca a 2ª tentativa do realizador inglês em fazer um filme para toda a família. E se Milhões/Millions deixou muito a desejar, este Slumdog parece ser mesmo “milionário”!
O filme, desenrola-se em Mumbai (antiga Bombaim) onde Jamal (Dev Patel) um jovem rapaz indiano das castas inferiores, tenta agradar à sua amiga de longa data participando na versão indiana do programa de grande sucesso Quem Quer Ser Milionário. No entanto, perante o sucesso alcançado com o programa, rapidamente ele se verá rodeado pelas suas origens mais humildes. E mais não digo/sei…
Um pouco por todo o lado onde tem passado, o filme tem encantado crítica e espectadores, acumulando inúmeros prémios em festivais e em diversos círculos de críticos norte-americanos. Essa onda culminou (para já) com a referida avalanche de prémios nos Golden Globes, confirmando não se tratar de um filme exclusivo dos mais defensores da vertente artística do cinema (pelo menos era esse o meu receio até ontem!).
Rodado em inglês mas com várias cenas faladas em indiano, o filme é na totalidade protagonizado por actores locais, proeminentes e idolatrados em Bollywood (indústria de cinema indiana) mas perfeitos desconhecidos na grande maioria do Mundo.
O mínimo que se pode dizer é que é com ENORME expectativa que aguardamos pela sua estreia. Longe vai o tempo em que um filme, vindo praticamente do nada, arrebata desta maneira tantos prémios!
Próximo passo, os Oscars?