“The Spirit” de Frank Miller
A pergunta final da respectiva antevisão aludia à necessidade de The Spirit corresponder (ou não) às elevadas expectativas criadas em redor (das adaptações à 7ª arte) das novelas gráficas, depois dos inesperados sucessos de Sin City e 300.
Não! … é a única resposta possível!
Fica no ar a ideia que o material criado por Will Eisner é, de facto, bastante rico tanto em termos visuais como espirituais. No entanto, o filme apenas consegue cumprir a 1ª parte (mesmo assim perdendo para os seus antecessores, dada a ausência do efeito surpresa!).
Relativamente à história, rapidamente nos deparamos com um esforçado filme da série B, recheado de óptimos actores mas de personagens demasiado estilizadas (a momentos faz-me lembrar Batman & Robin !?!).
Frank Miller é um magnífico criador e autor (de novelas gráficas) mas isso de ser realizador já é outro campeonato! É um trabalho bem mais complexo, bem mais intenso, bem mais detalhado, bem mais escrutinado. Algo me diz que Robert Rodriguez não o vai deixar sozinho durante as ansiadas sequelas de Sin City…
Denny Colt (aka The Spirit) e o seu arqui-rival The Octopus têm algo misterioso que os une!
Mesmo após as mais severas batalhas, ambos parecem surgir completamente ilesos e recuperados (como que por magia!). Mas tudo tem a sua justificação, e o “mau da fita” parece saber um pouco mais da situação do que o “nosso” antigo polícia que regressou dos mortos para se tornar no Espírito que vela por Central City.
Aos poucos vai-se revelando o passado (recente e mais longínquo) dos nossos protagonistas, assim como, os seus planos imediatos. E se os 2 inquebráveis parecem conduzir o desenrolar da acção, são as mulheres (fatais) em seu redor quem ditam as regras do jogo.
No meio deste tornado o grande prejudicado parece ser (sem culpa nenhuma) o ascendente Gabriel Macht que tinha aqui uma oportunidade de ouro para se tornar numa figura conhecida. É quem nem o deixam tirar a máscara…
Numa semana com outros filmes bem mais cativantes, o adiamento de The Spirit (chegou a ter estreia marcada para Dezembro) para o início da Primavera não parece, agora, ter sido uma ideia tão brilhante quanto isso!
Se calhar até será merecido, mas o filme corre o risco de passar incógnito pelas nossas salas de cinema…
Site Oficial
Teaser
Trailer
Trailer 2
Trailer 3
Mulheres…