Passatempos

Home » Estreias » “Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)” de Tim Burton

“Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)” de Tim Burton


É sabido e comprovado que Tim Burton tem uma GRANDE pancada!

O problema é quando lhe dão os meios tecnológicos e humanos para realizar grandes feitos. Aí o risco torna-se em ganho e o mundo conhece o coração por detrás da armadura!

A adaptação do maravilhoso mundo de Lewis Carol ao bizarro e surreal universo de Tim Burton ganha novos contornos com a adopção da tecnologia 3-D e do motion-capture (bem ao estilo de Avatar). Infelizmente, existem outras semelhanças com o filme mais rentável de todos os tempos e não são tão abonatórias…

A história milenarmente conhecida (ainda que o filme se baseie na continuação escrita pelo autor alguns anos depois do sucesso do livro original), perde algum do seu fulgor depois de apresentadas todas as personagens, enrolando-se até ao esperado e desinspirado desenlace.

Se há característica transversal à obra do realizador de Sweeney Todd ou Big Fish é a sua capacidade de nos surpreender e nos assustar/encantar em simultâneo. Porém, desta vez o efeito Tim Burton esgota-se na 1ª metade do filme e nem o habitual brilhantismo de um omnipresente (na obra do realizador) Johnny Depp consegue tornar a história suficientemente viciante. Mas lá que a tecnologia é deslumbrante, disso não tenham dúvidas!

Alice (Mia Wasikowska), vive atormentada por um “sonho” que a acompanhou durante toda a sua infância e adolescência. Agora, prestes a entrar na idade adulta, ela sente que há uma parte de si por descobrir… até que volta a cair na “toca do coelho”, retornando finalmente a um lugar que lhe é de certa forma familiar.
Porém muito anos se passaram e Wonderland é agora um mundo bem mais cinzento e perigos gerido por uma onda de terror e medo impostos pela temível Red Queen (Helena Bonham Carter). Juntamente com o Mad Hatter (Depp) e muitos outros “velhos” amigos, Alice tudo fará para que a White Queen (Anne Hathaway) possa reaver o seu trono e devolver, de uma vez por todas, a paz e harmonia a Wonderland!

No entanto, à parte de todos os constrangimentos da história, do ponto de vista visual o filme é um regalo para todos, dos 8 aos 80. A recriação do sombrio e peculiar mundo de Lewis Carol é uma pequena obra-prima dos responsáveis técnicos da equipa de Tim Burton.

E se há muito que o 3-D deixou de ser apenas uma ferramenta para causar momentos de maior tenção ou humor, ele caminha a olhos vivos para se tornar numa tecnologia imprescindível nesta industria do entretenimento! Proporcionando aos espectadores uma experiência inimitável.

É que, por muito que os puritanos o contrariem veemente, o cinema é antes de tudo uma forma de entretenimento das massas e uma forma de nos fazer sonhar… de olhos bem abertos!
E neste capítulo há poucos como Tim Burton!

Voltou-nos a fazer sonhar… mas a certa altura percebemos que tudo não passa de um sonho e acabamos por “acordar”, de certa forma, desiludidos!

Site Oficial
Teaser
Trailer

Gente louca!

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply