“Sobre Rodas (Whip It)” de Drew Barrymore
Um ano e meio separa a estreia mundial (nos EUA), da sua aparição nos cinemas portugueses… e isso, por norma, não será um bom presságio!
Ainda assim, a obra de estreia de Drew Barrymore atrás das câmaras não será assim tão desfasada da realidade como aparenta.
Apesar do seu enquadramento algo peculiar, onde os concursos de beleza e o roller derby parecem disputar atenções, o filme acaba por girar em torno de temáticas bem mais comuns como a amizade, as paixões, as relações parentais e o amadurecimento dos jovens adolescentes.
Ellen Page dá corpo a uma jovem sem rumo, dividida entre a imposição materna em participar nuns insípidos concursos de beleza e a sua nova paixão, um desporto sui generis que mistura dotes de patinagem com contacto físico!
No seu percurso, Bliss irá descobrir que muitas vezes na vida para se dar dois passos em frente, é necessário dar um passo atrás…
Para além da jovem actriz que despontou para a 7º arte com Juno, o elenco do filme conta ainda com mais alguns nomes conhecidos: Marcia Gay Harden, Juliette Lewis, Kristen Wiig, Jimmy Fallon e, a própria, Drew Barrymore.
Todos juntos, este grupo forma uma verdadeira família, dentro e fora da pista, tornando o filme numa obra simples mas com coração que retrata com subtileza não só a realidade de uma jovem do interior do Texas mas a vida de muitos jovens que oscilam entre seguir as “orientações” dos seus progenitores ou tentar seguir o seu próprio rumo!
No final, deverá servir de exemplo para ambos, pais e filhos.
A meu caminho, entre a vontade de uns e os sonhos dos outros, haverá um equilíbrio que conjugará os interesses de todos e proporcionará uma harmonia salutar.
Barrymore começou, a sua aventura como realizadora, da mesma forma que tem conduzido a sua vida (e a sua carreira), i.e., correndo riscos, explorando alternativas e sendo original.
Ainda bem!