Passatempos

Home » Estreias » “O Idiota do Nosso Irmão (Our Idiot Brother)” de Jesse Peretz

“O Idiota do Nosso Irmão (Our Idiot Brother)” de Jesse Peretz

E com este comentário fica tudo em dia…

Em plena temporada de pré-Oscars chegou aos nossos cinemas um filme divergente que tentava captar um público mais descontraído e despretensioso.
Paul Rudd, na sua habitual figura de goofy (ou Pateta) era a cabeça de cartaz de um filme que contava, também, com Elizabeth Banks, Zooey Deschanel e Emily Mortimer. Porém, Our Idiot Brother estava longe de ser um filme meramente “idiota”. Por detrás daquele ar mais inconsequente existia uma mensagem bem assertiva que merece ser escutada!

Paul Rudd é Ned, a personagem que dá vida ao idiota do título, um homenzão com sérios problemas de independência, afirmação e inocência. Mas Ned é um homem puro!
Sem um local seu para reconstruir a vida, ele irá alternar algumas temporadas em casa das suas 3 irmãs, Miranda, Natalie e Liz (Banks, Deschanel e Mortimer, respectivamente). Em poucos dias Ned irá abalar as estruturas fundamentais da vida de cada uma delas e enquanto elas o tomam por um lunático inconsequente, o seu irmão “idiota” revela-se, afinal, uma pessoa bem mais coerente do que seria expectável.

Recheado de momentos bem-humorados – que alternam com outros demasiado fora – o filme vai construindo uma narrativa intermitente mas que a certa altura começa a fazer sentido… surpreendentemente! É verdade que na larguíssima maioria do tempo o filme não é para ser levado a sério, mas aqui e ali a coisa até se compõe… e há que louvar o esforço.

Depois de despontar ao “serviço” de Judd Apatow – em comédias como Knocked Up ou The 40 Year Old VirginPaul Rudd tem encontrado algumas sérias dificuldades em apostar no projecto certo. Wanderlust, Dinner for Schmucks ou Role Models comprovaram o potencial do actor mas, por uma razão ou outra, não funcionaram.
No próximo ano está prometido nova parceria com o realizador/produtor mor da “nova” comédia norte-americana, numa espécie de sequela precisamente de Knocked Up, intitulada This is 40!.
Esperamos sinceramente que os ventos soprem de feição para todos!

Já de Our Idiot Brother irá resistir pouco mais do que um ou outro apontamento bem conseguido e uma terna mensagem de vida. No entanto, algo me diz que o seu alcance não será assim tão abrangente quanto seria suposto… pelo menos a medir pelo nome dos envolvidos nesta obra.

Um filme razoável que descamba vezes a mais para poder ser apreciado com outros olhos e argumentos.
Ajudou a compor aquele final de tarde… houve outros que não poderam dizer o mesmo!

Site Oficial
Trailer
Trailer 2

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply