Passatempos

Home » Antevisões » “Public Enemies” de Michael Mann

“Public Enemies” de Michael Mann


Tem estreia marcada no nosso país já em inícios do próximo mês mas, mesmo em cima do acontecimento, parece-me de todo justo avançar com a sua antevisão!

Michael Mann, Christian Bale, Johnny Depp e Marion Cotillard,… chega?
Acrescente-se Channing Tatum, Giovanni Ribisi e Billy Crudup, e uma história baseada em factos e personagens verídicas que “encantou” a América em plena era dourado dos anos 30!
O livro que lhe deu origem tem por título o apelativo nome de America’s Greatest Crime Wave and the Birth of the FBI, convencidos agora?

Depois de em 2006 ter transporta para a grande tela a mítica série de acção Miami Vice, Michael Mann está de regresso à cadeira de realizador com mais uma história plena de acção, aventura e mistério, agora situada em plena década 30. Gangsters e detectives sempre foram ingredientes apetecíveis em Hollywwod (quem não se recorda de Bonnie & Clyde) e, melhor que ninguém, Mann parece compreender em pleno a dinâmica dos filmes “do gato e do rato” (sendo Heat – Cidade sob Pressão, o seu melhor exemplo!).

A mestria do homem atrás da câmara é ainda acompanhada por 2 dos actores mais requisitados e amados da actualidade, precisamente pelo seu trabalho nos grandes blockbusters dos últimos anos (Depp em Piratas das Caraíbas e Bale por Batman).

O principal handicap do filme será, por ventura, a indefinição entre ser (vendido como) um típico filme de Verão (populista, abrangente e muito rentável) ou uma obra direccionado à consagração dos prémios de melhores do ano (normalmente mais intimistas, restritos e artísticos).

Ainda assim, para quem aprecia bom cinema, isso pouco interessa.
Dito isto facilmente podem perceber que as expectativas são, de facto, (muito) elevadas!

Depp é John Dilinger, o mais famoso assaltante de bancos do midwest norte-americano, um homem perigoso mas igualmente charmoso e irreverente. A sua fama e persistência obrigam as autoridades federais a encetar uma grandiosa caça ao homem, liderados pelo implacável Agente Purvis (Bale). Curiosamente os seus actos e o embaraço causado por si coincidiram com a implementação do FBI nos EUA (de alguma forma, uma resposta ao crescente crime organizado).
Mas nem só de fama e fortuna vivia este verdadeiro gangster. A sua principal perdição eram mesmo as mulheres, nomeadamente a bela Billie Frechette (Cotillard), por quem John estava disposto o correr os mais imprudentes riscos!

Para já, tanto em termos de crítica como de bilheteira o filme tem correspondido muito bem às expectativas.
Logo, logo poderemos apreciá-lo e, logicamente, dar a nossa opinião!

Site Oficial
Trailer
Trailer 2

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply