Passatempos

Home » Estreias » “Um Cidadão Exemplar (Law Abiding Citizen)” de F. Gary Gray

“Um Cidadão Exemplar (Law Abiding Citizen)” de F. Gary Gray


Isto é (só) mesmo para Homens com “H” grande!

Desde a primeira cena, até ao último momento, o filme é de uma intensidade e de uma crueza que apenas pessoas de sangue frio ou “deslocadas” terão coragem em encará-lo de frente, sem pestanejar por um momento sequer.

À saída da antestreia, silêncio profundo e uns quantos abanões de cabeça! Na mente de todos, acredito que estivesse a passar todo o filme em revista, tentando perceber a (in)justeza do que tinham acabado de ver. Mas voltemos um pouco atrás…

Gerard Butler continua a encher os ecrãs (e os bolsos, imagino eu!) com desempenhos totalmente contrastantes, alternando o durão com o sedutor – faltassem exemplos já no próximo mês iremos vê-lo ao lado de Jennifer Aniston no bem humorado The Bounty Hunter – comprovando, assim, todo o seu virtuosismo e versatilidade.

De origem bem distinta mas compartilhando quer a diversidade de registos quer a idade (ambos têm 40 e poucos anos), Jamie Foxx reparte as funções de protagonista com o escocês, transformando o filme de Gary Gray num intenso duelo (do gato e do rato) entre dois homens em lados distintos da lei… e da justiça.

Butler é Clyde Shelton, um homem que vê a sua família ser brutalmente assassinada sem nenhum motivo aparente. Foxx é Nick Rice, o advogado do Ministério Público que representa Clyde no julgamento e que, contra a convicção deste, negoceia um acordo extra-judicial com os dos envolvidos no crime.
Mas Clyde não é um Homem vulgar e jamais irá perdoar a Nick a posição que este assumiu em tribunal!

Para além do lado grotesco da situação (prefiro não entrar em detalhes!), o que salta de imediato à vista é a inquestionável qualidade do argumento, a momento algum previsível. Durante a maior parte do filme temos aquela desconfortável sensação de que algo nos está a passar ao lado – como se fossemos, também nós, peões na teia montada por Clyde -, para no final ficarmos convencidos (ou talvez não!) com um desenlace que pode não agradar a todos mas que …

Depois de uma série de filmes mais relaxados e dirigidos a um público mais terno, sabe sempre bem assistir a uma obra mais stressante e violenta, como se de uma boa sacudidela se tratasse.

Sentimo-nos vibrar … qual choque eléctrico!

Site Oficial
Trailer
Trailer “R”

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

  1. "Um Cidadão Exemplar" tem um ponto de partida interessante, mas a forma que essa premissa foi desenvolvida fez com que o argumento se tornasse algo desinteressante e cansativo. "Law Abiding Citizen" é um filme bom, mas é apenas isso.
    3*
    Cumprimentos, Frederico.

Leave a Reply